15/09/2017

Acesso ao Ninho das Águias será pavimentado

Atrativo turístico de Nova Petrópolis terá 880 metros de asfalto na etapa inicial...

O Ninho das Águias, um dos atrativos turísticos mais conhecidos e bonitos de Nova Petrópolis, terá parte de sua estrada de acesso asfaltada. Na primeira fase de pavimentação a via terá 880 metros asfaltados e as obras estão programadas para iniciar na metade de outubro deste ano. A primeira etapa do asfaltamento será realizada com um recurso total de R$ 543.334,18, sendo que R$ 20.665,82 deste valor corresponde à contrapartida da Prefeitura de Nova Petrópolis e o restante, R$ 523.334,18, é repasse do Ministério do Turismo, soma conquistada por meio de uma emenda do deputado federal Pepe Vargas.
A etapa inicial de pavimentação da estrada, que corresponde aos primeiros 880 metros da via, inciando no topo do Ninho das Águias, será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, que fará o alargamento da pista e da empresa Dalfovo Transportes e Terraplanagem Ltda, contratada por meio de licitação para fazer a base, a rede pluvial e a pavimentação do trecho. Até o momento, a Caixa Econômica Federal liberou metade do recurso total para que seja asfaltado 50% do trecho previsto. Após a pavimentação desta parte, a Caixa realizará uma vistoria e, se as obras estiverem finalizadas, será liberada a outra metade do recurso, para a conclusão dos 880 metros do trecho.
Busca de novos recursos
Paralelamente à liberação do recurso referente à pavimentação da primeira parte da estrada, o prefeito Regis Luiz Hahn fez a assinatura dos documentos referentes ao projeto que visa a obtenção de recursos para a segunda etapa do asfaltamento da estrada. O vice-prefeito, Charles Paetzinger, a gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Vera Teixeira, acompanhada da gerente de Relacionamento da agência, Carla Gonçalves e o presidente da Associação Clube de Voo Livre Ninho das Águias, Marcel Marsillac, além do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Staudt, participaram do ato de assinatura, realizado no Gabinete Oficial, dia 12 de setembro.
Para o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, a pavimentação do acesso ao Ninho das Águias é uma grande vitória para o Município. “O Ninho das Águias, um de nossos cartões postais, recebe muitos eventos durante o ano e se tornou um dos principais atrativos turísticos do município. É com grande entusiasmo que anunciamos essa pavimentação, tão esperada por moradores e turistas que visitam o Ninho das Águias. Essa é uma conquista de muitas pessoas, que lutaram por essa obra junto com a Administração Municipal, estamos todos de parabéns”, enfatizou o prefeito.
A obra de asfaltamento da estrada de acesso ao Ninho das Águias, que possui 4,5 quilômetros de extensão está avaliada em, aproximadamente, R$ 3 milhões. Com o intuito de facilitar a obtenção de recursos para a pavimentação total do acesso, a Administração Municipal dividiu a obra em quatro etapas e vai efetuar o cadastro de um projeto específico para cada uma das etapas no Sistema de Convênios (SICONV), do Governo Federal.