27/05/2019

Ação de prevenção contra o câncer bucal ocorre na Rua Coberta

População será atendida na Unidade Móvel Odontológica pela equipe de Saúde Bucal do Município

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis fará na próxima quarta-feira, 29 de maio, das 9 às 16h, uma ação de conscientização sobre câncer bucal na Rua Coberta. Na Unidade Móvel Odontológica, a equipe de Saúde Bucal do Município vai realizar exames clínicos, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. A ação, que integra a programação do Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer bucal, é alusiva  ao dia 31 de maio, Dia Estadual de Combate ao Câncer Bucal e Dia Mundial sem Tabaco.

Segundo a coordenadora de saúde bucal de Nova Petrópolis, Franciele Focchesato, o câncer de boca é uma doença crônica não transmissível, silenciosa em seu estágio inicial e possui como principal fator de risco o tabagismo. Quando diagnosticado precocemente, a possibilidade de cura fica em torno de 80%. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode levar a um tratamento mais agressivo e mutilador. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2018 ocorreram cerca de 14,7 mil novos casos de câncer de boca. Desse total, estima-se que 11,2 mil são homens e 3,5 mil mulheres.

A campanha de conscientização é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da Coordenação de Odontologia de Nova Petrópolis; em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) e conta com o apoio do Sistema Fecomércio - SESC/RS. Mais informações pelo fone (54) 3298-2650 ou em odonto@novapetropolis.rs.gov.br.