04/08/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

70 mil pessoas no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis

Diversidade cultural fez visitantes lotarem a Praça das Flores e Rua Coberta...

70 mil pessoas no Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis
Diversidade cultural fez visitantes lotarem a Praça das Flores e Rua Coberta

Nova Petrópolis, Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, é o palco da diversidade cultural até o dia 10 de agosto. O 42º Festival Internacional de Folclore reuniu mais de 70 mil pessoas até domingo, dia 03 de agosto. A programação segue intensa durante toda a semana, transformando a cidade na Capital Internacional do Folclore.
Grupos internacionais, nacionais, regionais e locais mostram sua cultura dançando e cantando no palco do evento. Cores, ritmos, brilhos e muita alegria enchem os olhos do público, que lota a Rua Coberta e Praça das Flores durante todo o fim de semana.
A intensa programação não para. Argentina, Estados Unidos, Chile, México e Peru já passaram pela 42ª edição. Taiwan se apresentou pela primeira vez neste sábado. Martinica, Chile, Pará e Pernambuco chegam nos próximos dias para brilharem no palco do Festival Internacional de Folclore.
O público que visitou o Município neste fim de semana, dias 02 e 03 de agosto, pôde assistir apresentações de grupos folclóricos internacionais, nacionais, regionais e locais. Além das apresentações de danças folclóricas, o 42º Festival Internacional de Folclore contou ainda com disputa de jogos germânicos, com a modalidade de pregar o prego, no sábado; e, no domingo, o arremesso de chopp. A Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade ocorreu na manhã deste domingo, enaltecendo a diversidade de culturas e crenças em um momento em que grupos locais e visitantes uninem-se em reflexão,.
No sábado, 02 de agosto, ocorreu a 2ª edição do Desfile de Integração, que este ano tem como tema “Memória e Diversidade: o legado de um povo”, e apresentou nove datas que são marcos históricos da imigração alemã em Nova Petrópolis, com a participação de integrantes do Volkstanzgruppe Tannenwald, do CTG Pousada da Serra, do Volkstanzgruppe Freundschftskreis, do Böhmerlandtnzgruppe, do Volkstanzgruppe Edelstein, do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, do Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, do Schützenhaus Tanzgruppe e do Grupo de Danças Folclóricas Internacional. O Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis terá três Desfiles de Integração, o próximo será dia 10 de agosto, no último dia de evento.
Para encerrar a programação de domingo, dia 03, ocorreu o espetáculo "Memória e Diversidade: o legado de um povo". Os grupos folclóricos de Nova Petrópolis contaram a história da imigração alemã e da fundação do Município, homenageando também os 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil.

Novidades de 2014
Jogos da Diversidade (jogos germânicos): 04 de agosto - 15h - Rua Coberta
Panelas Da Diversidade (oficina gastronômica): 05 e 07 de agosto – 15h - Moinho Rasche
Mãos da Diversidade (oficina de artesanato): 06 de agosto – 15h - Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva
Passos da Diversidade (oficinas de dança): 06 de agosto - 20h - CTG Pousada da Serra

Noites Culturais:
Quando a diversidade do Festival Internacional de Folclore chega às comunidades do interior do Município: 04 de agosto - 19h30min - Associação Centro Social e Cultural de Pinhal Alto, 05 de agosto - 19h30min - Associação Cultural Esportiva Recreativa Canto Amizade de Vila Olinda, 08 de agosto - 19h 30min - Associação Cultural Esportiva Canto Alegria de Fazenda Pirajá

Todas as atividades previstas na programação do evento são gratuitas. O 42º Festival Internacional de Folclore é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e www.facebook.com.br/festivaldefolclore.