09/05/2017

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

1º Salão de Artes Plásticas inicia dia 13 de maio em Nova Petrópolis

15ª Semana Nacional dos Museus e 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto ocorrem simultaneamente...

O 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos e a 15ª Semana Nacional dos Museus ocorrem de 13 a 28 de maio em Nova Petrópolis. Promovido pelo Departamento de Cultura de Nova Petrópolis, os evento têm como tema “Germanidade”. A 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto será realizada dia 26 de maio no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt.
Em uma iniciativa inédita, o Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais de Nova Petrópolis, promovem o 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos. Estudantes e sociedade civil terão a oportunidade de expor seus desenhos, pinturas e esculturas e concorrer em uma categoria.
As obras serão avaliadas no 12 de maio, no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt por uma comissão composta por três pessoas de reconhecida competência na área das artes plásticas e visuais do Rio Grande do Sul. Os critérios para seleção das obras inscritas serão originalidade, domínio da técnica escolhida, composição e fidelidade do tema escolhido. Os três primeiros lugares de cada categoria e grupo serão premiados e somente os vencedores participarão da exposição; exceto os participantes da sociedade civil que terão todas as obras dispostas no evento.
Os estudantes classificados e os vencedores da sociedade civil e estudantil no 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos farão um passeio ao MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli) e ao Museu Iberê Camargo, ambos em Porto Alegre, em data a ser confirmada, como premiação. Todos os participantes selecionados pela comissão julgadora receberão certificados.
A abertura oficial do 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos ocorre às 09h30min do sábado, 13 de maio, no Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt. O espaço permanece aberto à visitação até o dia 28 de maio, de segunda a sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. A exposição também fará parte da 15ª Semana Nacional dos Museus.
Em 2017, a 15ª edição da Semana Nacional dos Museus terá como temática “Museus e histórias controvérsas – Dizer o indizível”. Nesta proposta, o Museu Histórico Municipal, localizado na Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante, ressaltará o patrimônio imaterial sob o viés da Germanidade. “Teremos plaquinhas com expressões do dialeto alemão para que as pessoas possam segurar e fotografar”, explicou o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares. “Os sete Museus em Nova Petrópolis estarão abertos durante o período do evento e esta é uma ótima oportunidade para visitá-los e conhecer a Germanidade presente em cada localidade do Município ”, reforçou Soares.
No dia 26 de maio, às 19h30min, o Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt sediará a 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto. O evento é uma promoção do coletivo de Fotografia, Cinema e Vídeo do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Departamento de Cultura.
Confira a lista de museus de Nova Petrópolis:
Moinho Rasche
Endereço: BR-116, 11, Nova Petrópolis/ RS
Museu Histórico Municipal
Endereço: Avenida 15 de Novembro, 1966, Centro, Nova Petrópolis/RS (Parque Aldeia do Imigrante)
Museu Família Alberto Hillebrand
Endereço: RS 235, Km 12, s/n - Linha Imperial - Nova Petrópolis/RS