01/04/2019

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

13ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb inicia dia 6 de abril em Nova Petrópolis

Primeira Educadora Física do Município formada, Dionéa Kolb, será a homenageada desta edição

A 13ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb terá início no sábado, 6 de abril, em Nova Petrópolis. A cerimônia de abertura do evento esportivo ocorre às 8h, na Pista Atlética do Colégio Frederico Michaelsen. A primeira etapa da competição será realizada na modalidade atletismo, com as categorias infantil e juvenil, no dia 6, e com as categorias pré-mirim e mirim, no dia 27 de abril. A Olimpíada Escolar envolve alunos do Ensino Fundamental e Médio das 11 escolas Municipais, Estaduais e particulares de Nova Petrópolis.

A competição escolar envolve as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, durante todo o ano letivo, nas modalidades atletismo, voleibol, minivôlei, futsal, handebol, tênis de mesa e jogos de raciocínio. A novidade da 13ª edição será a realização das modalidades de atletismo e jogos de raciocínio aos sábados, e as demais modalidades em apenas duas etapas.

Anualmente, a Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb presta uma justa homenagem a uma pessoa que tenha se destacado dentro da sua área de atuação em prol da difusão e aprimoramento do esporte no Município. “Em 2019, a primeira professora formada em Educação Física do Município, Dionéa Kolb, será a homenageada”, destaca o coordenador da Olimpíada Escolar e integrante do Departamento Municipal de Desporto, Bruno Kehl. Dionéa e o marido, professor Geraldo Kolb, foram pioneiros na propagação do esporte em Nova Petrópolis.

Aos 80 anos, a professora de Educação Física e dos Anos Iniciais, recorda a trajetória desafiadora para conquistar a confiança dos munícipes e cativar os alunos com o esporte. “Vimos em Nova Petrópolis uma oportunidade para exercer a profissão e, na década de 70, nos mudamos para cá. Chegamos aqui e não havia nada, era apenas um pátio com capim onde os alunos jogavam bola. Foi uma época muito difícil de trabalhar, mas, tivemos coragem”, destaca a professora aposentada.

“Eu ajudava o Geraldo a dar aula de Educação Física para as meninas no Colégio Frederico Michaelsen inicialmente de maneira gratuita e, depois, fui contratada”, relata a professora que lecionava também no Colégio Padre Werner para os Anos Iniciais e nas cidades de Gramado e Picada Café. “Foram anos difíceis”, desabafa Dionéa referindo-se, também, ao fato de que fazia este deslocamento entre as cidades de ônibus.

Para adquirir materiais esportivos para as aulas e melhorar as condições do espaço para a prática das atividades, o Colégio Frederico Michaelsen promovia a “Noite da Ginástica”. “Cobrávamos entrada neste evento e as meninas apresentavam números de ginástica rítmica e os meninos faziam calistenia e acrobacias. Também fazíamos jantas e tivemos muito apoio dos pais, diretores e professores do colégio nas ações”, relembra Dionéa.

Nova Petrópolis ficou conhecida através do esporte. “Com o atletismo e com o vôlei trouxemos muitos troféus para a cidade. Íamos para Caxias do Sul participar das competições e levávamos o nome da cidade. Não tinha uma vez que não ganhávamos”, recorda a professora. Para participar das competições fora da cidade, as despesas eram custeadas pela escola e também pelos pais dos alunos.

“Na nossa época, as crianças e jovens queriam praticar esporte e faziam grandes esforços para participar das atividades. Alguns alunos caminhavam quilômetros para disputar os jogos e treinar atletismo”, exemplifica Dionéa. Ela enfatiza que “os jovens atletas de Nova Petrópolis de hoje nem sabem da nossa existência, mas, são fruto de um trabalho árduo e intenso que realizamos no Município há muitos anos”.

Surpresa. Com este sentimento a professora aposentada recebeu o convite para ser a homenageada desta edição da Olimpíada Escolar. “Achei que minha vez tinha passado! Quando o Geraldo foi homeageado e deu nome à competição escolar pensei que seria uma das primeiras pessoas escolhidas para receber a homenagem. Foi uma grata surpresa ser lembrada”, declara Dionéa.

“Sempre há tempo para recordar a história e homenagear as pessoas que promoveram o esporte no Município. Estamos honrados em poder demonstrar nossa gratidão por todo o esforço e dedicação investidos em Nova Petrópolis pela professora Dionéa Kolb”, enfatiza o coordenador da Olimpíada Escolar e integrante do Departamento Municipal de Desporto, Bruno Kehl. “O que mais me orgulha é quando encontro alunos que recordam as aulas e lembram com carinho da gente. Este é o meu melhor legado”, destaca a professora aposentada.

A 13ª Olimpíada Escolar Professor Geraldo Kolb é uma promoção da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, por meio do Departamento Municipal de Desporto. Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Nova Petrópolis integra o Movimento Cidades Educadoras e esta ação faz parte deste projeto.

Foto: Adriana Monteiro Arrial | Comunicação PMNP

Legenda: Bruno Kehl, Dionéa Kolb e Geraldo Kolb