06/12/2018

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

PROERD forma 150 alunos de Nova Petrópolis e Picada Café

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi trabalhado em oito turmas no segundo semestre de 2018

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou 150 alunos, dos 5º anos, de sete escolas de Nova Petrópolis e uma escola de Picada Café, nesta quarta-feira, 5 de dezembro. Autoridades Municipais, representantes de órgãos de segurança pública, pais, professores e alunos participaram da cerimônia realizada no Centro de Eventos. Todos os formandos receberam medalha e certificado de conclusão do curso.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; o comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), tenente coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves; o comandante do 3º Pelotão da Brigada Militar, Gil Anderson Novakoski; o comandante da 1ª Companhia do Batalhão Turístico de Gramado, capitão Lemartine Venzo; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oraci de Freitas; o secretário de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Ricardo Lawrenz; o secretário Municipal de Educação e Cultura de Picada Café, Marcelo Marin, no ato representando o prefeito de Picada Café, Daniel Rückert e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Valdemar Zummach, participaram do evento.

O presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Picada Café (CONSEPRO), André Schmitt; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), José Paulo Boelter; o tenente Santos;  representante da Sicredi, Jorge Dinnebier; vereadores Municipais e policiais também prestigiaram a solenidade.

As instituições de ensino de Nova Petrópolis que participaram da formatura foram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor; Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Loeser; Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Amstad; Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Beck Filho e Escola Estadual de Ensino Fundamental 1° de Maio. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Joana Francisca, de Picada Café, também integrou a formatura do Proerd.

O comandante do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), tenente coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves, enfatizou o papel da educação e da família na formação de uma sociedade que tem direito e é responsável pela segurança pública. “O que faz diferença no mundo são as pessoas e estou orgulhoso de participar deste momento em que formamos seres melhores para o futuro”, destacou o tenente coronel Gilson Wagner de Oliveira Alves.

O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, parabenizou os formandos e desejou que todos sigam no caminho do bem e tomando atitudes que foram ensinadas durante o curso do Proerd. “Além de dizer não às drogas e à violência, essas crianças aprenderam sobre respeito e disciplina. Não esqueçam de estudar, respeitem e ouçam os seus pais que terão um futuro brilhante”, desejou Hahn. O prefeito ainda agradeceu a dedicação e o empenho da soldado Maira Cristiane Rodrigues da Silva com os alunos.

Os alunos que redigiram as melhores redações de cada turma receberam um prêmio durante a cerimônia. Os alunos de Nova Petrópolis premiados foram: Angélica Hansen Wagner e Sofia Krause Eskelsen, da Escola Bom Pastor; Eduarda Tainá Metz Loesch, da Escola Luiz Loeser; Gabriel Alexandre Klagenberg dos Santos, da Escola Padre Amstad; Luiza Seibert Mielke, da Escola Pedro Beck Filho; Brenda Eduarda Rohr Wandscheer e Ana Beatriz da Silva Gonçalves, da Escola 1° de Maio. Da Escola Santa Joana Francisca, de Picada Café, a aluna Iasmin Gabriele Steinborn recebeu a premiação. A redação da aluna Sofia Krause Eskelsen foi destaque entre as escolhidas e foi lida na cerimônia.

A soldado da Brigada Militar de Nova Petrópolis, Maira Cristiane Rodrigues da Silva, que desenvolveu as atividades do PROERD em toda a rede de ensino, foi ovacionada pelos alunos durante a cerimônia e recebeu um mimo da Brigada Militar pelo trabalho desenvolvido.

Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.