12/09/2017

Nova Petrópolis recebe prêmio por Linha de Atenção à Saúde Auditiva

Premiação ocorreu durante o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde...

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis foi premiada pelo trabalho “Saúde Auditiva na Atenção Básica – a Autorregulação Municipal a Serviço de Referência” desenvolvido desde 2015 no município. O trabalho foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Regulação durante a “Mostra Estadual de Experiências Exitosas do SUS nos Municípios do Rio Grande do Sul, evento inserido no Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS) no dia 11 de agosto.
A secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota e a fonoaudióloga do Município, Aline Silva de Almeida, idealizadora e coordenadora da Linha de Atenção à Saúde Auditiva, receberam o prêmio durante a mostra, que contou com 72 trabalhos inscritos e 32 municípios participantes, dos quais foram selecionados 30 projetos de 25 secretarias. Em 2017, foram premiados trabalhos em nove categorias, escolhidos por uma comissão avaliadora composta por gestores municipais do Estado indicada pelo COSEMS/RS.
De acordo com a fonoaudióloga Aline Silva de Almeida, a Linha de Atenção à Saúde Auditiva, trabalho realizado por meio do NASF, se destaca pelo acompanhamento do paciente em todas as etapas. O processo inicia quando o paciente manifesta a queixa relacionada a sua audição e é encaminhado pelo médico ao diagnóstico no serviço de referência. Após esse passo, o paciente recebe acolhimento fonoaudiológico, momento em que é orientado quanto ao fluxo do serviço de referência.
Ainda segundo Aline, o acompanhamento segue quando o paciente retorna, já fazendo uso do aparelho auditivo, momento em que é orientado e treinado para se adaptar e fazer o uso correto do aparelho auditivo que recebe. “Por fim, ainda realizamos a busca ativa daqueles pacientes que, por algum motivo, não retornam para o Treinamento Auditivo na Atenção Básica", pontuou a fonoaudióloga.
Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Andreia Siqueira Frota, o trabalho desenvolvido pela equipe de fonoaudiologia do município merece todo reconhecimento. “O programa de Saúde Auditiva realizado em Nova Petrópolis serve de exemplo e é praticado com extrema dedicação e profissionalismo. Programas como esse, que são reconhecidos e inclusive premiados, comprovam que Nova Petrópolis se destaca na área da Saúde e tende a evoluir ainda mais nesse campo”, ressaltou Andreia.
O prefeito Regis Luiz Hahn recebeu a secretária de Saúde e a fonoaudióloga do Município no Gabinete Oficial, no dia 11 de setembro, para cumprimentar pelo prêmio recebido. “É esse tipo de reconhecimento que os profissionais da Saúde, comprometidos em atender os munícipes da melhor forma possível, merecem. Em Nova Petrópolis, investimos em Saúde com o objetivo de oferecer cada vez mais serviços à população, esses prêmios apenas atestam o comprometimento do Poder Público com a saúde”, disse o prefeito, que teve seu discurso reforçado pelo vice-prefeito, Charles Paetzinger, que participou do momento realizado no Gabinete Oficial e também comemorou o prêmio conquistado.
Em 2017, o número de vagas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do RS e Ministério da Saúde, para o tratamento de casos novos de pacientes com perda auditiva, chegou a 40, número bem superior às 21 vagas que eram ofertadas em 2014. O aumento no número de vagas ocorreu graças a uma atuação mais consistente da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social nas reuniões da Comissão de Intergestores Regionais (CIR) realizadas nos últimos anos.