12/09/2017

“Museus e suas memórias” é tema Nacional da 11ª Primavera dos Museus

Evento contará com exposição da história do Museu e do Arquivo Histórico Municipal de 18 a 30 de setembro...

Nova Petrópolis irá exibir a história do Museu Histórico Municipal e do Arquivo Histórico Municipal de 18 a 30 de setembro. A exposição é a principal atração da 11ª Primavera dos Museus que, em 2017, é baseada no tema Nacional “Museus e suas memórias”. Visite o museu, registre e compartilhe nas redes sociais utilizando a hashtag #primaveramuseus2017.
“O tema da 11ª edição do evento foi sugerido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para que as instituições museológicas resgatem e conheçam suas histórias e compartilhem com o público. Em Nova Petrópolis, vamos contar a história do museu e do arquivo, as ações desenvolvidas e os colaboradores, desde a fundação do prédio até os dias atuais”, explica a diretora do Núcleo do Museu Histórico Municipal de Nova Petrópolis, Rejane Scheid.
Originalmente o prédio que hoje abriga o Museu foi construído em meados de 1870 ao lado da atual Rua Coberta e, inicialmente, era a casa do médico, Carl Wissmann. O prédio foi reconstruído no Parque Aldeia do Imigrante em 1990 e inaugurado como Museu Histórico Municipal em julho de 2002. O prédio do Arquivo Histórico Municipal, localizado na atual Biblioteca Pública Municipal Profª. Elsa Hofstätter da Silva, foi fundado em 1936 como um colégio evangélico, depois se tornou um hospital e hoje é sede do Departamento Municipal de Cultura e da biblioteca.
O Museu Histórico Municipal está aberto diariamente, das 8h às 17h, e está localizado na Aldeia Histórica dentro do Parque Aldeia do Imigrante e o Arquivo Histórico Municipal está aberto de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h, e quarta e sexta-feira, das 7h30min às 12h. O ingresso no Parque Aldeia do Imigrante custa R$ 5,00. Crianças até seis anos e munícipes estão isentos; estudantes, crianças de sete a 11 anos e idosos pagam meia entrada, com comprovante. A visitação do arquivo e a entrada no museu são francas. Mais informações pelo fone (54) 3281-1222 ou 3281-4064.
As atividades alusivas a 11ª Primavera dos Museus são promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Departamento de Cultura. A exposição do evento ocorre em parceria entre o Museu Histórico Municipal e o Arquivo Histórico Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis