21/03/2024

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Escolas infantis promovem atividades no Dia Municipal de Incentivo à Leitura

Visita à Biblioteca Pública e momentos de contação de histórias fizeram parte da programação

As escolas de educação infantil de Nova Petrópolis promoveram atividades relacionadas ao Dia Municipal de Incentivo à Leitura, comemorado em 12 de março, na semana passada. Visita à Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva e momentos de contação de histórias fizeram parte das programações desenvolvidas com os pequenos estudantes.

Na Escola Construindo o Saber, no Centro, as crianças participaram da contação de algumas histórias infantis. Para isso, os professores montaram um palco na área externa da escola e utilizaram imagens em tamanho maior para ilustrar os textos. Os pequenos também puderam folhear livros e ter contato com o mundo da leitura de maneira mais ativa.

A Escola Ottinho, no Pousada da Neve, trabalhou a contação de histórias com a ajuda da biblioteca móvel Abelhuda, do programa A União Faz a Vida, da Sicredi Pioneira RS. Com essa atividade, as crianças puderam explorar os mais de 1.000 livros disponibilizados pelo espaço literário.

Já a Escola Professora Ignez Cecchini Deppe, do Logradouro, aproveitou a terça-feira ensolarada do Dia Municipal de Incentivo à Leitura para levar os pequenos estudantes para visitar a Biblioteca Pública. Seis turmas de maternal participaram da atividade, que envolveu o livro “O aniversário da lua”, da escritora infantil Nye Ribeiro. A história foi apresentada pela bibliotecária Susana Carrasco e as crianças puderam encenar algumas cenas da história.

Além das atividades nas escolas, foi promovida uma nova edição do projeto “Gibi e Livro Sem Dono” na Praça das Flores, e foi realizado o lançamento do 3º Desafio Literário. Essas ações foram desenvolvidas pela equipe da Biblioteca Pública.

Dia Municipal de Incentivo à Leitura

O Dia Municipal de Incentivo à Leitura foi instituído pelo Decreto 033/2010. Neste dia, as escolas, bibliotecas, livrarias, estabelecimentos comerciais e da indústria são convidados a promoverem ações voltadas ao assunto, buscando estimular a prática e o interesse pela literatura.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP (visita à biblioteca) e Divulgação/Comunicação PMNP (atividades nas escolas)