22/03/2019

Confecção de carteiras de identidade está normalizada em Nova Petrópolis

Novo modelo nacional pode ser encaminhado no posto local do IGP

O serviço de confecção e emissão de carteiras de identidade (CI) está normalizado no posto local do Instituto Geral de Perícias (IGP), localizado junto ao FGTAS/Sine de Nova Petrópolis. Em março, teve início a operação do sistema de emissão do novo modelo nacional de carteiras de identidade, com o restabelecimento de todos os serviços, com prazos normalizados. Antes disso, houve um período de testes do sistema para implantação do novo modelo do documento e treinamento dos servidores responsáveis.

O Estado adotou o novo modelo nacional de carteiras de identidade. Desde 1º de março, a CI traz diversas mudanças e abrange uma série de novas informações. A pessoa que solicitar o novo modelo pode requerer a inclusão de dados como CPF, Cartão Nacional de Saúde, da Carteira de Trabalho, número do PIS/PASEP, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o nome social, mediante documentação original. O documento poderá contar, também, com informações sobre tipo sanguíneo, fator Rh e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências, mediante apresentação médica específica. Todas as informações poderão ser acessadas eletronicamente, por meio de um QR Code impresso na parte interna.

Em Nova Petrópolis, as carteiras de identidade devem ser encaminhadas no posto local do Instituto Geral de Perícias (IGP), localizado junto ao FGTAS/Sine. Para tanto, basta levar a certidão original, conforme estado civil, em ótimo estado de conservação, certidão de nascimento ou casamento. A foto é tirada na hora e há cobrança de uma taxa no valor de R$ 68,43.

A agência FGTAS/Sine e posto do IGP estão localizados na Rua Rio Branco, 407, sala 110; o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O serviço de carteiras de identidade é realizado nas terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo fone (54) 3281-3000.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

ARTE: Palácio do Planalto/Divulgação