25/02/2019

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Arborização urbana receberá atenção especial do Horto Municipal

Podas de limpeza e condução serão realizadas em Nova Petrópolis

A equipe de arborização do Horto Municipal iniciou um trabalho de podas de limpeza, condução e recondução das árvores em Nova Petrópolis. O principal objetivo deste serviço é garantir segurança ao sistema viário Municipal, estabelecendo distância necessária da rede elétrica e disponibilizando um passeio adequado aos pedestres, por exemplo. Além disso, as podas instrumentalizadas, com técnicas adequadas, possibilitarão plantas mais saudáveis e formosas há longo prazo.

A arborização urbana pertencente à estrutura do Sistema Viário Municipal, conforme Leis Municipais 3.925/2009 e 3.386/2005, e as atividades de manutenção destas é de responsabilidade do Poder Público. Assim, a equipe de arborização do Horto Municipal, vinculada à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a partir de fevereiro, está realizando serviços de podas de limpeza e condução/recondução das árvores. O trabalho de manutenção dos exemplares arbóreos ou arbustivos iniciou no Bairro Juriti e será realizado em todos os bairros do Município.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, “houve falhas no sistema de condução de alguns exemplares plantados, que hoje apresentam porte arbóreo. Esta falta de condução ao longo de muitos anos pode gerar, agora, um impacto visual expressivo pela poda que será realizada. Mas, a comunidade pode ficar traquila, pois, o trabalho está sendo realizado da forma correta, com servidores capacitados e qualificados”, declarou.

“As podas estão sendo realizadas com análise de cada árvore plantada, de acordo com critérios técnicos quanto a altura do exemplar, diâmetro do caule, existência de fiação elétrica e presença de galhos sobre o passeio ou via pública, que dificultam a passagem de pedestres e impedem o estacionamento ou a passagem dos veículos”, pontuou o diretor do Horto Municipal, Alexandre Lanius. “Estamos à disposição da comunidade para explicar e esclarecer qualquer dúvida. Basta conversar conosco, será um prazer explicar o trabalho que realizamos”, reforçou Lanius. manutenção destes exemplares arbóreos ou arbustivos.

“Para compor a arborização de uma via pública, os exemplares devem possuir algumas características específicas, de forma a harmonizar com os equipamentos urbanos instalados. Assim, o formato ideal de exemplares para arborização deve manter uma altura até 3,5 metros e alturas dos galhos baixos em 1,80 a 2,50 metros, mantendo uma condução ereta do caule da planta (fuste). Toda a atividade de condução das árvores de arborização deve ocorrer a partir do segundo ano de plantio, com limpeza de galhos, evitando que pendam sobre a calçada e arruamento, e formação de copa. Esta condução deve ocorrer anualmente”, explicou a integrante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ana Paula Artmann.

De acordo com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Petrópolis e do Horto Municipal, as podas devem respeitar épocas específicas ao longo do ano para cada espécie, de forma que os exemplares não sofram em demasia. Por exemplo, a poda das Extremosas será realizada após o término da floração, preferencialmente, entre os meses de maio a agosto; as podas das Cerejeiras do Japão também irão ocorrer após a floração, no período de inverno, quando há a dormência da espécie; a poda de árvores nativas ocorre, preferencialmente, entre os meses de maio e agosto, no período de dormência das espécies, salvo algumas exceções.

Alguns pontos importantes quanto às metodologias adotadas para as podas devem ser levados ao conhecimento da comunidade: para exemplares que já apresentam porte arbóreo, poderá ocorrer a retirada de galhos mais grossos, o que poderá gerar um impacto visual mais expressivo; todas as intervenções de limpeza, condução e poda estão sendo realizadas seguindo normas técnicas, não apresentando riscos à sanidade das plantas; os exemplares de grande porte que estejam danificando o calçamento serão gradualmente substituídos; a maioria dos exemplares de Escova-de-garrafa ou Calistemo, no Bairro Juriti, apresentam porte arbóreo.

“Estamos elaborando um Plano de Arborização Urbana, com o objetivo de especificar as situações e metodologias de poda de exemplares já plantados, bem como, especificar as espécies que podem ser utilizadas na arborização urbana”, adiantou o secretário Municipal, Lucas da Costa de Lima.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está à disposição para mais informações e esclarecimentos pelo fone (54) 3281-8400. Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITO DAS FOTOS: Alexandre Lanius | Horto Municipal PMNP