18/09/2017

Agroindústrias Familiares são inauguradas em Nova Petrópolis

Autoridades Municipais e do Governo do RS participaram das inaugurações...

Autoridades do Governo do RS, Prefeitura de Nova Petrópolis, vereadores Municipais e representantes da EMATER/ASCAR, foram até as localidades de Linha Temerária, Linha Araripe e Nove Colônias inaugurar três Agroindústrias Familiares certificadas de Nova Petrópolis. Nas inaugurações, realizadas na sexta-feira, 15 de setembro, as famílias receberam os certificados e as placas que oficializam a comercialização de seus produtos artesanais. Com as três novas agroindústrias, Nova Petrópolis passa a ter sete propriedades dessa natureza certificadas.
A Agroindústria Familiar do Vale, em Linha Temerária, foi a primeira inaugurada no dia. Os proprietários Antônio e Ilse Nienow recepcionaram as autoridades com pães, bolachas, sucos e schmiers produzidos artesanalmente na propriedade. Na parte da tarde, a comitiva de autoridades seguiu para Linha Araripe, onde inauguraram a Agroindústria Aromas do Sítio, de Rejane Gottschalk. Geleias e bebidas derivadas de flores e frutas são os destaques da produção dessa Agroindústria. A última Agroindústria Familiar inaugurada foi a Casa Sander, em Nove Colônias. Adriano Sander e sua esposa, Mariana, responsáveis pela agroindústria, ofereceram suco de uva e geleias produzidas por eles às autoridades presentes.
Participaram das inaugurações o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Tarcísio Minetto, o chefe de Gabinete da EMATER, Jorge Siebert; o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, o vice-prefeito, Charles Paetzinger e o deputado Estadual Elton Weber. Também estiveram presentes o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rodrigo dos Santos, além dos vereadores Cláudio Gottschalk, Kátia Zummach e Rafael Lüdke.
A EMATER também foi representada pela gerente regional de Caxias do Sul, Sandra Dalmina e pelo adjunto, Elói Portolan. O supervisor regional da Região das Hortênsias, Mário Silveira, o assessor técnico regional de Caxias do Sul, Ricardo Capelli e os representantes do escritório da EMATER em Nova Petrópolis, Luciano Ilha, Rubem Hansen e Carin Lima, também marcaram presença. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petópolis, Aloísio Utzig, também participou das inaugurações.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Tarcísio Minetto, o esforço conjunto do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, EMATER e produtores rurais proporcionou a certificação de novas Agroindústrias Familiares. “É gratificante visitar os produtores rurais de Nova Petrópolis para entregar esses certificados. Graças a esse trabalho conjunto, os produtos preparados com tanta dedicação por essas famílias podem ser comercializados dentro da legalidade. Essa é a função da Secretaria de Desenvolvimento Rural, fornecer alternativas e auxiliar os produtores rurais do Rio Grande do Sul”, destacou Minetto.
O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, a exemplo do vice, Charles Paetzinger, destacou o engajamento das famílias proprietárias de agroindústrias. “Essas pessoas merecem nossa atenção e comprometimento, pois, se destacam no que fazem. Com certeza seus produtos sempre foram de qualidade, mas necessitavam dessa certificação. Vamos trabalhar para que momentos como esse se repitam, para que nosso interior prospere cada vez mais”, disse o prefeito.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas das Costa de Lima, o diálogo entre setores da Prefeitura de Nova Petrópolis, Governo do RS e EMATER foi fundamental para a realização das inaugurações. Segundo ele, o processo de obtenção das certificações de Agroindústrias Familiares ficou mais simples e rápido, beneficiando os moradores do interior. Ainda de acordo com o secretário, a intenção da Administração Municipal é inaugurar dez novas Agroindústrias Familiares em 2018.