03/10/2017

7º Festival da Primavera – Frühlingsfest deixou Nova Petrópolis ainda mais florida

Maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil ocorreu de 20 de setembro a 1º de outubro...

A 7ª edição do Festival da Primavera – Frühlingsfest reuniu a simplicidade das flores e a beleza dos cenários paisagísticos à cultura e aprendizado, recebendo a estação mais florida do ano com a Frühlingsfest (festa da primavera). O maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil ocorreu de 20 de setembro a 1º de outubro, na Rua Coberta e Praça das Flores de Nova Petrópolis.
“O Festival da Primavera é o evento mais colorido de Nova Petrópolis e, durante 12 dias, o Jardim da Serra Gaúcha recebeu visitantes com belíssimas paisagens que enaltecem a cultura por dar continuidade à arte de cultivar flores e jardins, trazida pelos imigrantes alemães como hobby e, agora, transformada em atividade profissional por seus descendentes”, destaca o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt.
Em 2017, o Festival da Primavera apresentou cenários paisagísticos dispostos na Rua Coberta. Os espaços trouxeram as tendências utilizadas pelos profissionais do ramo com o intuito de mostrar os projetos arquitetônicos dos jardins. Espaço para horta caseira, mobiliários, jardins internos e plantas ornamentais foram evidenciados nos cenários reproduzidos no evento.
O Festival da Primavera contou com mais de 30 expositores e comerciantes que proporcionaram aos visitantes a opção de adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardins. Em 13 minioficinas ministradas por profissionais do ramo, o público aprendeu técnicas e dicas sobre o cuidado com as plantas, gastronomia, uso de temperos, upcycling, entre outras. Mais de dez atrações culturais deram o tom ao Frühlingsfest, trazendo música de qualidade para a Rua Coberta e Praça das Flores.
Caminhadas, encontros técnicos, desfile e as intervenções da borboleta Tuka também foram destaque na programação do Festival da Primavera. Os eventos paralelos Criando Paisagens, Florescer do Feminino: I Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha e 7º Congresso Paisagismo Regenerativo, integraram a programação do Frühlingsfest, proporcionando qualificação aos participantes.
O 3º Criando Paisagens 2017 foi realizado dia 22 de setembro e trouxe três profissionais de destaque no mercado paisagístico para demonstrar, de forma prática, exemplos de adubação e preparo do solo e diferentes possibilidades para sistemas de irrigação. Os participantes fizeram uma visita aos campos de teste da Floricultura Úrsula para conferir as novidades do ramo no mercado.
O Florescer do Feminino: I Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha, reuniu mulheres para falar sobre ecologia feminina e ginecologia natural, no dia 23 de setembro. Palestras e oficinas trataram sobre organização e manejo de plantas e flores ornamentais para construir o “jardim interior”. Além disso, o cultivo e a disposição de plantas e ervas medicinais para construir uma “farmácia natural" também fez parte das atividades propostas na programação.
O 7º Congresso Paisagismo Regenerativo foi realizado de 29 de setembro a 1º de outubro, no Plenarinho da ACINP, e reuniu profissionais para falar sobre a “Sensibilidade e inteligência das plantas” com o propósito de compreender melhor as relações entre plantas, animais e seres humanos. Durante todo o congresso, promovido por Toni Backes Paisagismo e Perau do Encanto – Escola de Paisagismo, os participantes foram introduzidos ao mundo das plantas e, por meio de vivências, buscaram entender como elas se relacionam entre si e com os outros reinos, como tomam decisões, como são influenciadas e influenciam o ambiente.
O Festival da Primavera – Frühlingsfest foi uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento contou com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS. Foram parceiros do evento: Rota Romântica; Casa Cooperativa; Pousada Villa do Arquiteto; Floricultura Úrsula; Universidade Feevale; Raíz Vasos Autoirrigáveis; Salix Paisagismo e Meio Ambiente; Toni Backes Paisagismo e Arquitetura; Associação Tchon Ji e CTG Pousada da Serra. O Festival da Primavera contou ainda com o apoio de Rossetto Equipamentos Fotográficos; Mauro Stoffel; Stoffel Digital; Nova Imóveis e Turismo; Turm Vídeo; Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e Pousada dos Plátanos.

CONCURSO FOTOGRÁFICO
A premiação do 7º Concurso Fotográfico, realizado durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest, ocorreu no domingo, 1º de outubro, na Rua Coberta. O secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, entregou a premiação ao autor da foto vencedora, Eduardo Bassotto. A foto "Lua cheia no Ninho das Águias" obteve o 1º lugar na avaliação do júri técnico e na votação popular. O concurso foi promovido pela Prefeitura de Nova Petrópolis, em parceria com o Curso de Turismo da Universidade Feevale e com o apoio de Rossetto Equipamentos Fotográficos, Mauro Stoffel, Stoffel Digital, Turm Vídeo e Nova Imóveis e Turismo.

Confira a classificação do 7º Concurso Fotográfico:
Júri Técnico
1º lugar: Eduardo Bassotto
Foto: "Lua cheia no Ninho das Águias"
Premiação: Câmera fotográfica digital Canon Rebel com lente 18-55 mm e uma bolsa fotográfica – Rossetto Equipamentos Fotográficos
2º lugar: Carlo André Roani
Foto: "Lago de vida e de luz"
Premiação: Book fotográfico – Mauro Stoffel e Stoffel Digital
3º lugar: Jorge Alberto Schmidt
Foto: "Um voo, um pôr do sol"
Premiação: Quadro emoldurado – Mauro Stoffel e Stoffel Digital

Voto Popular