29/08/2017

22ª Feira do Livro encerra com sucesso em Nova Petrópolis

Evento literário ocorreu de 23 a 27 de agosto na Rua Coberta do Município...

“Quem lê sai fora da caixa” foi o tema da 22ª Feira do Livro de Nova Petrópolis realizada de 23 a 27 de agosto, na Rua Coberta do Município. Diversas atrações literárias, teatrais e musicais subiram ao palco do evento e encantaram o expressivo público que prestigiou os cinco dias da feira.
“A programação, repleta de atrações diferenciadas proporcionadas às crianças, jovens e adultos; a temática e a decoração especial foram aspectos elogiados por munícipes e visitantes durante o evento. Os livreiros também superaram as expectativas de vendas na Feira do Livro. Nova Petrópolis integra o projeto Cidade Leitora e ficamos contentes com a procura pelas atrações e obras presentes na feira”, enaltece o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.
A 22ª Feira do Livro trouxe três peças teatrais. “As Aventuras do Fusca a Vela”, uma releitura do clássico Moby Dick, foi encenada pelo Grupo UEBA, na quinta-feira, 24 de agosto. O Grupo Luz & Cena apresentou o teatro “Ciranda Cirandinha”, no dia 26 de agosto, e “A Menina da Biblioteca”, no domingo, 27 de agosto. O público, encantado, aplaudiu as peças teatrais que integraram a Feira do Livro 2017.
Em 2017, a Feira do Livro inovou e apresentou o jornalista, historiador e escritor, Felipe Kuhn Braun como patrono do evento. Braun participou da feira durante momentos de bate-papo com as autoridades mirins e com os escritores de Nova Petrópolis. Além disso, o patrono prestigiou a abertura e o encerramento do evento; visitou os livreiros e conversou com o público que conferiu as atrações.
Os momentos literários foram especiais. O escritor Pedro Guerra participou de um bate-papo com a plateia e autografou suas obras em uma sessão. O lançamento do livro “A Árvore que fazia Ooooommm” reuniu crianças em uma aula de yoga infantil com técnicas de relaxamento e respiração em meio as flores da Praça.
As notas musicais se misturaram às letras na Feira do Livro de Nova Petrópolis. Os acústicos de Gerson Müller, Selestino Oliveira e Menegallas; a Banda Municipal de Nova Petrópolis e a Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis; as Meninas Cantoras da Serra Gaúcha, a Banda Zanuzo e Os The Sempre e os vencedores do 18º Festival Municipal de Música Estudantil foram as atrações musicais responsáveis por dar o tom ao evento literário. A feira contou ainda com a apresentação do Grupo de Projeções Folclóricas Tio Xico, de Caxias do Sul, no domingo, 27 de agosto.
Também domingo, dia 27, os alunos das escolas Municipais, Estaduais e particular de Nova Petrópolis que se destacaram no projeto "Escritores do Amanhã" receberam a obra literária que contém os textos escritos pelos autores. Autoridades, pais, professores e supervisores acompanharam o ápice do projeto: a entrega dos livros aos autores.
“Quem lê se torna culto! É com esse propósito que a Administração Municipal e o Departamento de Cultura desenvolveram esse projeto que tem como foco o incentivo cultural à escrita e à opinião. Os 49 textos publicados no livro “Projeto Escritores do Amanhã” apresentam o assunto que os alunos acreditam seguindo o tema do projeto “Defenda sua Bandeira””, enfatiza o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.
A Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofsttäter da Silva realizou a contação de histórias para as crianças que visitaram a feira e expôs o Baú da Leitura durante o evento. A Feira do Livro 2017 também contou com a participação do Caminhão SESI; das caixas de teatro da Cia Estrelinhas e com a presença da Abelhuda, a biblioteca móvel do programa “A União Faz a Vida”, da Sicredi Pioneira RS.
A 22ª Feira do Livro foi uma promoção da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O evento foi realizado em conjunto com a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofsttäter da Silva e contou com o patrocínio de Sicredi.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis