Roteiro Autoguiado de Natureza - Morro Mallakoff

Inspirada em uma tradição da Floresta Negra na Alemanha onde existem milhares de quilômetros de trilhas sinalizadas para caminhadas e cicloturismo, Nova Petrópolis lança com exclusividade no Brasil três roteiros de ecoturismo autoguiados em estradas e caminhos municipais.

Neste roteiro, o ecoturista tem toda sinalização dos caminhos no percorrer do trajeto assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades, como dados sobre a geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades.

O guia impresso de roteiros conta com um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distâncias a percorrer. Neste guia também constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora, fauna possíveis de serem contempladas e os outros dois roteiros autoguiados.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Faça algum dos roteiros a seguir e descubra que a origem do nome Mallakoff vem da guerra da Criméia, impressione-se com os grandes paredões de basalto, as lindas paisagens do vale do rio Caí. Também descubra curiosidades sobre a flora e fauna que existem no roteiro. Neste roteiro teremos mais de 20 placas informativas sobre historia, fauna, flora, geologia, agricultura, escalada, aproveite e desvende o Roteiro Mallakoff!

Nível de dificuldade: fácil, altitude mínima 510 metros, altitude máxima 620 metros.
Tema: ambiental, histórico, paisagístico.
Altimetria: roteiro Longo, roteiro médio, roteiro curto.

Este roteiro começa junto a RS 235 na localidade de Linha Brasil, localidade que foi colonizada principalmente por Alemães. No início do roteiro temos dois prédios históricos, a Igreja de Pedra e o Armazém Wazlawik de 1911 que até hoje funciona como ponto de apoio para a comunidade e turistas. Nos dois locais é possível deixar o carro para quem quer fazer os roteiros mais longos.

Roteiro Longo 21,7 km:
O roteiro segue por uma centena de metros até a estrada municipal que da acesso a Linha Gonçalves Dias. Neste início de roteiro se destacam as florestas de Araucária, potreiros e pequenas propriedades rurais. Após alguns quilômetros é possível visualizar o Mallakoff e os vales da Região. O caminho segue com o Mallakoff e o Rio Caí aparecendo entre as montanhas e a vegetação, até chegarmos a base da grande parede de pedra. O roteiro segue dando a volta na montanha com belos visuais do Mallakoff, Pedras do Silencio e vales da Linha Brasil Fundos. No lado contrario da montanha o vale muda de nome e recebe o nome de Pirajá, o caminho segue plano e passa por diversas propriedades rurais com produção leiteira e de grãos finalizando o roteiro circular na Igreja de Pedra.

Roteiro Médio 13,2 km:
Na Igreja de pedra segue-se por 2,4 km até a bifurcação a direita. Neste ponto começa o caminho a direita com uma subida bastante íngreme de 1,2 km, após alcançar o topo começamos a descer para a encosta da montanha. O caminho segue com o Mallakoff e o Rio Caí aparecendo entre as montanhas e a vegetação até chegarmos a base da grande parede de pedra. O roteiro segue dando a volta na montanha com belos visuais do Mallakoff, Pedras do Silencio e vales da Linha Brasil Fundos. No lado contrario da montanha o vale muda de nome e recebe o nome de Pirajá, o caminho segue plano e passa por diversas propriedades rurais com produção leiteira e de grãos finalizando na bifurcação onde começou o roteiro.

Roteiro Curto 7,0 km:
Na Igreja de Pedra segue-se por 5,5 km até a segunda bifurcação a esquerda. Neste local começa o roteiro seguindo-se a direita, com uma pequena subida, e logo chegamos a base do Mallakoff. O roteiro segue dando a volta na montanha com belos visuais do Mallakoff, Pedras do Silencio e vales da Linha Brasil Fundos. No lado contrario da montanha o vale muda de nome e recebe o nome de Pirajá, o caminho segue praticamente plano até a bifurcação onde começou o roteiro.

Venha descobrir cada recanto de Nova Petrópolis onde você poderá fazer sua atividade de ecoturismo no seu ritmo seja sozinho, acompanhado ou com sua galera.

E-mail: promocao@novapetropolis.rs.gov.br