30/06/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível foi realizado em Nova Petrópolis

Coordenadora do NEPSO no Polo Peru Elsa Bolaños Lezema participou do evento...

O plenarinho da ACINP, em Nova Petrópolis, foi o local escolhido para a realização “XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível”, evento que ocorreu na terça-feira, 23 de junho. O prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn e a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, participaram do evento, que contou ainda com as presenças do coordenador de Extensão da UCS, Marcelo Faoro de Abreu e da coordenadora do Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO) no Polo Peru, Elsa Bolanõs Lezema.

O evento, realizado por meio da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, teve início com apresentações culturais, protagonizadas pelo Diretor de Cultura Musical de Nova Petrópolis, Ederson Moreira dos Santos, que trouxe um pouco da cultura gaúcha e das musicistas Elena e Luciane Pellenz.

Em seguida, o prefeito Regis Hahn, a secretária Cíntia Hansen Reisdoerfer, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerônimo Stahl Pinto, além do coordenador de extensão da UCS, Marcelo Faoro de Abreu, da coordenadora do NEPSO - Polo Peru, Elsa Bolanõs Lezema e da assistente de Coordenação do NEPSO - Polo RS, Lisandra Pacheco da Silva, compuseram a mesa oficial do evento.

Em depoimento gravado, a coordenadora do NEPSO - Polo RS, Nilda Stecanela, explicou os benefícios que surgem da união entre pesquisa e Escola, ressaltando a ajuda que o trabalho de pesquisa presta para o desenvolvimento de atividades nas Escolas. Em seus discursos, os membros da mesa oficial exaltaram a ocasião, destacando as vantagens que a pesquisa  de opinião com estudantes e educadores traz.

“Temos que aproveitar muito bem momentos como esse, nos quais são discutidas formas de melhorar as nossas Escolas. A Administração Municipal proporcionou para profissionais da Educação e alunos uma oportunidade de esxpressarem suas opiniões e contribuírem com novas ideias para o campo da educação”, disse o prefeito Regis Hahn.

Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, os estudos apresentados pelas Escolas de Nova Petrópolis demonstram o nível de comprometimento dos profissionais da Educação do Município. “Nos reunimos para uma reflexão importante sobre resultados coletados nas Escolas de Nova Petrópolis. Esse diálogo entre pesquisadores e educadores é fundamental para que possamos desenvolver novos e ainda melhores modelos de educação em nossas instituições de ensino”, destacou Cíntia.

De acordo com a coordenadora do NEPSO – Polo Peru, Elsa Bolaños Lezema, a pesquisa de opinião é uma importante ferramenta. “Temos exemplos pontuais de como a pesquisa de opinião contribui na melhoria das instituições de ensino”, ressaltou Elsa, representante da Pontifícia Universidad Católica de Perú.

Após os pronunciamentos foi realizada uma mesa redonda com o tema “A pesquisa em movimento no formador, no professor e no aluno”. Participaram da discussão, mediada por Lisandra Pacheco da Silva, Cineri Facchin Moraes,  Rubiane Guerra e Anderson Antunes. Na sequência, foram socializados os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do Curso Escola e pesquisa. Foram apresentados os resultados das Escolas Augusto Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. Todas as instituições de ensino estiveram representadas por suas diretorias e professores.

Por fim, a coordenadora geral do Projeto NEPSO, Marilse Araújo, da ONG Ação Educativa e a diretora Executiva do Instituto Paulo Montenegro, Ana Lúcia Lima, deram seus depoimentos, encerrando o evento.

A realização do evento, que contou com a presença de um público aproximado de 90 pessoas, entre profissionais da Educação e autoridades, marcou as comemorações dos 15 anos do Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO) no Polo Rio Grande do Sul.

O NEPSO é um projeto coordenado pelas Organizações Não-Governamentais Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro, que mantém uma rede de interlocução sobre o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica em Polos disseminadores de estados do Brasil (RS, PR, RJ, SP, MG, BA, PE, DF) e países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México), além da Europa (Portugal).

O Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível é proporcionado para aproximadamente 120 professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. Esta formação pedagógica continuada é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e ocorre em parceria com a UCS.