24/02/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Vídeos de leitores e autores marcam o aniversário da Biblioteca Municipal de Nova Petrópolis

Instituição que se destaca pelos projetos de incentivo à leitura foi inaugurada em 27 de fevereiro de 1994

Uma série de vídeos, em que leitores e autores/escritores parabenizam a Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva, marcará o aniversário de 27 anos da instituição neste sábado, dia 27 de fevereiro. Reconhecida pelos projetos de incentivo à leitura, a Biblioteca Municipal comemora 27 anos de atividades.

A comemoração do aniversário da Biblioteca Municipal faz parte da programação oficial do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. No entanto, as demais atividades alusivas à data foram canceladas devido às mudanças de bandeira. Os vídeos comemorativos serão veiculados através do Facebook, na página da Prefeitura de Nova Petrópolis. Serão apresentados cinco relatos de leitores que usam os serviços da Biblioteca e oito autores/escritores.

Durante a vigência da bandeira vermelha de cogestão, os serviços de atendimento ao público da Biblioteca estão suspensos. Nas bandeiras mais brandas, o acervo continua inacessível ao público, mas empréstimos, devoluções e renovações podem ser feitos pela janela lateral do prédio.

De acordo com a bibliotecária Susana Carrasco, os autores mais buscados pelos usuários da Biblioteca são de romance: Danielle Steel, Lucinda Riley, Nora Roberts, Barbara Delinsky, Nicholas Sparks e Kristin Hannah; de suspense: Agatha Cristie, Harlen Colben e Val McDermid. Na leitura infantil, destacam-se Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Paula Pimenta e Thalita Rebolças.

HISTÓRICO

A Biblioteca foi criada pela Lei n° 1.192/90 em 26 de julho de 1990 e sua inauguração aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1994. O local recebeu esse nome para homenagear Elsa Hofstätter da Silva, que foi teatróloga, poetiza, professora e autora do Hino de Nova Petrópolis. Atualmente, o acervo conta com pouco mais de 21.000 livros, e com 5.718 leitores cadastrados.

Durante estes 25 anos, a Biblioteca realizou diversos projetos de incentivo à leitura, sendo: Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores (12 de março); Dormindo com os livros; Semana do Livro (18 a 23 de abril), Literatura Comentada; Semana do Meio Ambiente; “Doe um livro, adote uma planta”; exposição de obras de artistas locais e trabalhos escolares; Olimpíada de Literatura Infantil; aulas de língua alemã e tcheca, saraus literários, dicas de leitura, Baú da Leitura, Livro sem Dono e Gibi sem Dono.

O Baú da Leitura é um dos projetos de maior destaque, tendo como principal característica a “itinerância”. Ou seja, vai a todo e qualquer lugar, carregado de livros, de literatura diversificada, levando cultura a quem estiver no local. A ação ocorre no momento em que há a troca de livros: a pessoa que o visita ou observa, traz um livro e leva outro. Conforme a ocasião, também é acompanhado de leitura de algum conto, crônica ou poesia. Durante o período em que o baú está no local, há interatividade entre as pessoas e troca de informações sobre a literatura em geral.

PRÊMIOS

Em 2013, durante a Semana do Livro, a Biblioteca Municipal recebeu o Prêmio Biblioteca do Ano da Câmara Rio-Grandense do Livro, em Porto Alegre. Em 2014, o Conselho Regional de Biblioteconomia concedeu certificado de reconhecimento ao trabalho realizado no Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Públicas, realizado em Nova Petrópolis. Em 2014, a participação no “Prêmio Boas Práticas e Inovações em Bibliotecas Públicas”, publicado no Diário Oficial da União, ficando entre os 50 melhores projetos através do "Baú da Leitura". Em 2016, a Biblioteca recebeu uma medalha como forma de reconhecimento pela participação no projeto “Feito na Biblioteca”, patrocinado pela Fundação Bill e Melinda Gates, e desenvolvido pela Caravan Studios.