29/01/2019

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Verão no Jardim da Serra Gaúcha terá atrações diversificadas em Nova Petrópolis

Gibi Sem Dono, Festa do Figo, Maratona Mountain Bike e Acústico na Praça prometem agitar os próximos dias

A programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha segue intensa em Nova Petrópolis. Gibi Sem Dono, Festa do Figo, Maratona Mountain Bike e Acústico na Praça são atrações que prometem agitar os próximos dias do evento mais quente da estação. Na quarta-feira, 30 de janeiro, ocorre o III Gibi Sem Dono, na Praça das Flores; sábado e domingo, 2 e 3 de fevereiro, a localidade de Linha Araripe receberá milhares de visitantes na 46ª Festa do Figo; a 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Maratona Mountain Bike ocorre no domingo, dia 3, e para encerrar o próximo fim de semana, Acústico na Praça, com Jorge Flores.

Na próxima quarta-feira, 30 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Para celebrar a data, a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva e o Departamento Municipal de Cultura promovem o III Gibi Sem Dono. A atividade ocorre das 14h às 17h, na Praça das Flores. Quem passar pelo atrativo turístico poderá se deparar com diversos títulos de quadrinhos espalhados pelo local.

De acordo com a bibliotecária, Susana Carrasco, “a cada hora serão colocados dez gibis, doados pela comunidade e devidamente identificados com a etiqueta ‘Gibi Sem Dono’, em pontos estratégicos do atrativo. Mônica, Cebolinha, Xico Bento, Cascão e Magali tomarão conta da Praça das Flores”, revelou Susana. “Para os adultos que preferem outras leituras, também teremos exemplares do ‘Livro Sem Dono’ espalhados pela Praça das Flores”, disse. O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos - III Gibi Sem Dono é organizado pela Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva e integra a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha.

A tradicional Festa do Figo de Nova Petrópolis será realizada dias 2 e 3 de fevereiro, na localidade de Linha Araripe. As soberanas da 46ª edição, Rainha Ketrin Kich e Princesas Aline Marcon e Tânia Näher, serão as anfirtiãs do evento que espera receber mais de 15 mil pessoas. A abertura oficial ocorre no sábado, às 10h30min.

A 46ª Festa do Figo contará com comercialização de frutas in natura, variados produtos à base figo, produtos coloniais, chopp, bolinho de batata, cuca de figo e de outras frutas; feira de máquinas e implementos agrícolas, automóveis, caminhões, artesanato, flores, mudas de figueira, entre outros. O evento também conta com a feira de exposição de figos e outras frutas e verduras. Cerca de 450 expositores participam da Festa do Figo em 2019. No sábado à tarde, os destaques da feira de exposição serão premiados.

Nos dois dias do evento haverá almoço servido na mesa. Churrasco de carne suína e de gado, salsichão, galeto, maionese e saladas diversas compõem o cardápio. O cartão para almoço deve ser adquirido na hora, por R$ 35. Além disso, os Grupos de Danças Edelweiss e Sonnenschein e o CTG Pousada da Serra animam o público no sábado, 2 de fevereiro. Na Domingueira, as Bandas Céu e Cantos, Munique e Porto do Som fazem a festa. Os ingressos para a Domingueira custam R$ 10. Visitantes que almoçarem no evento no domingo, 3 de fevereiro, têm entrada liberada na Domingueira.

A 46ª edição da Festa do Figo é uma realização da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe; conta com o patrocínio de Banrisul, Sicredi e Cooperativa Piá e com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café.

No domingo, 3 de fevereiro, Nova Petrópolis sedia a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de Maratona Mountain Bike reunindo, aproximadamente, 300 atletas. A largada de todas as categorias ocorre às 9h, na Praça das Flores. As inscrições iniciam no sábado, dia 2, às 14h, na Praça das Flores. Os trajetos variam de 60 a 45 quilômetros. Haverá premiação para os cinco primeiros colocados de todas as categorias e premiação em dinheiro para categoria Elite. A premiação está prevista para as 13h de domingo. O Campeonato Gaúcho de Maratona Mountain Bike tem a organização da Federação Gaúcha de Ciclismo, Radical Eventos Esportivos e Departamento Municipal de Desporto. Mais informações: (51) 9-9967-2742.

Para encerrar a programação de domingo, dia 3 de fevereiro, Acústico na Praça, a partir das 18h, no palco da Rua Coberta. O músico Jorge Flores traz o melhor dos Anos 60, 70, 80 e 90. Grandes clássicos do pop e rock nacional e internacional para todos os públicos curtirem.

O Verão no Jardim da Serra Gaúcha é uma realização da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio e conta com o apoio da Gula Alimentos. Mais informações: www.novapetropolis.rs.gov.br. Acompanhe a cobertura fotográfica completa pela página de Nova Petrópolis no Facebook, acesse: https://www.facebook.com/novapetropolisrs.

CRÉDITOS DAS FOTOS: salvos no título das imagens