10/02/2021

Vacinação na Rua Coberta atinge meta e não será repetida na quinta e na sexta-feira

Idosos com 85 anos ou mais continuam recebendo a vacina nos postos de saúde de referência

O sistema de vacinação por “drive-thru”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social na Rua Coberta durante a quarta-feira, dia 10 de fevereiro, atingiu a principal meta e não precisará ser repetido na quinta e na sexta-feira, quando também estava previsto. Os idosos com 85 anos ou mais continuam recebendo a vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde de referência, incluindo a unidade do Centro.

O principal objetivo da vacinação na Rua Coberta era reduzir as chances de aglomerações nas primeiras horas da quarta-feira, quando a etapa teve início. Em menos de duas horas de atendimento, 70 idosos receberam a vacina na Rua Coberta sem precisar descer do carro. “Já era previsto que haveria esse movimento maior no início e foi justamente para prevenir a aglomeração nesse momento inicial que optamos pelo drive-thru”, explica a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini.

O movimento baixou significativamente depois da alta procura nas duas primeiras horas. Das 10h às 11h foram aplicadas mais duas vacinas na Rua Coberta. E no período da tarde, mais cinco, totalizando 79 aplicações na quarta-feira. “Provavelmente a procura seguirá bem distribuída nos próximos dias e, dessa forma, não compensa deixarmos uma estrutura montada na Rua Coberta”, acrescenta Crislei.

A secretária adjunta afirma, ainda, que o sistema de drive-thru poderá voltar a ser usado para a vacinação de outros grupos. “Consideramos a experiência muito bem sucedida e inclusive agradecemos a todos que se empenharam para o sucesso desta ação. Voltaremos a nos valer dela sempre que tivermos essa necessidade”.

Os números gerais da vacinação serão divulgados no panorama semanal na sexta-feira, 12 de fevereiro, junto com o boletim coronavírus.