conteúdo do menu
conteúdo principal
09/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Vacinação dos grupos de comorbidades chega à faixa dos 40 anos neste dia 10

Orientação é ir ao Centro de Eventos, de carro, no horário das 8h às 10h

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nesta segunda-feira, 10 de maio, a vacinação contra a Covid-19 chega às pessoas com comorbidades na faixa etária dos 40 anos, ou mais. Pessoas deste grupo devem ir de carro ao Centro de Eventos, no horário das 8h às 10h. Quem não tem condições de ir ao drive-thru pode receber a vacina em um dos sete postos de saúde do Município. Quem recebeu a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não pode ser vacinado contra a Covid-19 neste momento. 

De acordo com a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, além de ampliar a vacinação para mais uma faixa etária, o drive-thru desta segunda-feira visa oferecer uma oportunidade a mais para quem deveria ter se vacinado nos dias anteriores. 

Na segunda-feira, as pessoas do grupo de comorbidades receberão a primeira dose da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). No dia 5 de maio Nova Petrópolis recebeu 885 doses desta vacina, além de 70 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

 

GRUPO DE COMORBIDADES

Conforme a resolução Nº 089/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), as seguintes comorbidades estão incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:

 

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente – estágios 1, 2 e 3;

Doenças cardiovasculares;

Doença cerebrovascular (AVC);

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos (transplantados, HIV e pacientes oncológicos);

Anemia falciforme;

Obesidade mórbida;

Síndrome de Down;

Cirrose Hepática;

 

SÍNDROME DE DOWN, GESTANTES E PUÉRPERAS

Para pessoas com síndrome de Down e gestantes e puérperas com comorbidades, a vacinação nesta segunda-feira, 10 de maio, será oferecida para qualquer pessoa acima de 18 anos.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (quem tiver).

Diabéticos e hipertensos precisam apresentar uma receita médica atualizada (menos de um ano) dos medicamentos em uso. As demais pessoas do grupo de comorbidades devem apresentar laudo médico recente.

 

LAUDOS MÉDICOS

A partir desta sexta-feira, 7 de maio, as equipes responsáveis pela vacinação passaram a reter os laudos médicos apresentados pelas pessoas do grupo de comorbidades. Quem quiser ficar com o laudo original, deve apresentar uma cópia. No caso das pessoas diabéticas e hipertensas, as receitas médicas não serão retidas. 

 

SÍNDROME GRIPAL E VACINA DA GRIPE

Pessoas que fizeram a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, a vacina desta quinta-feira não pode ser recebida por pessoas com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

 

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA

A vacinação das pessoas do grupo de comorbidades teve início em Nova Petrópolis no dia 5 de maio, e teve sequência com drive thrus na quinta-feira, dia 6, e na sexta-feira, 7. 

O drive thru realizado durante a manhã de sexta-feira no Centro de Eventos (fotos) resultou na aplicação de 171 doses. Também houve vacinação nos sete postos de saúde. 

 

SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social segue com defasagem de vacinas da marca Coronavac (Sinovac/Butantan) para o reforço em idosos que receberam a primeira dose em março e abril.

As 70 doses da Coronavac recebidas no dia 5 de maio foram aplicadas naqueles idosos que estavam aguardando a mais tempo pela segunda dose. 

 

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

 

Outras Notícias