Secretaria de Educação e Desporto
Cerca de 500 alunos apresentaram mais de 120 projetos na feira deste ano
A Mostra do Conhecimento, que chegou a quinta edição em 2025, premiou na manhã de sexta-feira, 22 de agosto, os trabalhos que se destacaram durante a feira. Dos 122 trabalhos apresentados na Mostra, 17 foram premiados com medalhas. Participaram da solenidade, realizada no Auditório do Centro de Eventos, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; a secretária Municipal de Educação e Desporto, Carolina Andréia Kehl Matter; e o presidente da Câmara de Vereadores, Robison Reolon; além de professores, estudantes, pais e comunidade.
“É com muita alegria que participo hoje desta premiação. É um evento especial para nós, pois valoriza o talento, a dedicação e o esforço dos nossos estudantes e seus professores. Cada projeto demonstra a dedicação dos estudantes, o apoio da família e, especialmente, a dedicação dos professores”, disse o prefeito Daniel, que auxiliou na entrega das premiações.
Os trabalhos foram divididos em cinco categorias, sendo premiados os três primeiros de cada categoria. O vencedor da categoria 1 – Educação Infantil foi o projeto “Identidade”, representado por Hellen Heylmann, Mikaelle Felix Simi e Isabella Cardoso Stoffel, da EMEI Construindo o Saber, orientado pela professora Dalva Margarete da Silva Silveira.
Na categoria 2, do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental, o primeiro lugar ficou com o projeto “Senta direito!”, do 1º Ano da EMEF Pedro Beck Filho, representado por Ketlin de Moura Schneider, Heloísa Bohnenberger e Thalita Schatz, orientado pela professora Camila München de Vargas.
Na categoria 3, do 4º ao 7º Ano do Ensino Fundamental, houve um empate e dois projetos receberam a premiação. Um deles é o projeto “Observa Bompa”, dos alunos do 5º ano da Escola Bom Pastor, representados pelos estudantes Bernardo Rafael Kuhn, Lorenzo Thomassoni, Sabrine Vitoria Krauspenhar, Sofia Seefeld e Joaquim Arend, com orientação do professor Luis Carlos Borges dos Santos. O outro é o projeto “Da extinção à evolução: as transformações do planeta Terra”, dos alunos do 4º Ano da EMEF Otto Hoffmann, representado por Gabriella Aparecida de Saiba Fritsch, Anna Carolina Vitt Peixoto, Pétros Rangel Ram, orientado pela professora Letícia Schneider.
Na categoria 4, venceu o projeto “Vacinas salvam vidas: a importância da imunização na primeira infância”, trabalho do 9º Ano da EMEF Augusto Guilherme Gaedicke, representados pelos estudantes Kauani de Borba Bauer, Maria Eduarda Federhen e Matheus da Silva Carvalho, orientados pela professora Patrícia Weber Pereira.
Na categoria 5, do Ensino Médio, o projeto “Campoconecta” ficou em primeiro lugar. O projeto é das alunas do 2º Ano da Escola Estadual 1º de Maio, Luana Gabriele Noronha e Manuela Wedig, orientados pela professora Daiane Bohnenberger.
CASE: Estudantes da Linha Temerária apresentam projeto que fala sobre a postura corporal
Vencedor da categoria 2, o projeto “Senta Direito!”, das estudantes Ketlin de Moura Schneider, Heloísa Bohnenberger e Thalita Schatz, orientado pela professora Camila München de Vargas, se destacou por observar um dos grandes males da atualidade: a falta de boa postura.
As alunas do 1º Ano da Escola Pedro Beck Filho, da localidade de Linha Temerária, partiram da percepção de que muitas crianças apresentavam dificuldades em manter uma boa postura durante as atividades em sala de aula. Diante das orientações frequentes dos professores, surgiram questionamentos por parte dos próprios alunos, despertando interesse em explorar o tema de forma a promover a conscientização sobre os benefícios de uma boa postura.
Elas realizaram diversas atividades lúdicas e interativas destacando a comparação entre o peso da mochila e o peso da criança, para identificar alunos que carregam sobrepeso na mesma. Fizeram, também, um apoio para os pés para que pudessem sentar de forma mais adequada na sala de aula e participaram de palestras com profissionais da saúde. Colocaram, ainda, cartazes conscientizadores em relação a boa postura pela escola, com o objetivo de atingir os demais alunos da instituição.
TABELA DOS PREMIADOS
CATEGORIA 1 – Educação Infantil
3º lugar - Projeto “Por que os pinheiros vivem tanto?” – EMEI Ottinho
2º lugar - Projeto “Cuidar da pele com carinho em todos os tons” - EMEI Jacob Jaeger,
1º lugar - Projeto “Identidade” – EMEI Construindo o Saber
CATEGORIA 2 – 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental
3° lugar – Projeto “Vai um elogio aí?” - EMEF Otto Hoffmann
3° lugar – Projeto “O voo encantado da Joaninha” - EMEF Luiz Loeser
2° lugar – “Minha história mora aqui” - EMEF Augusto Guilherme Gaedicke
1° lugar – “Senta direito!” - EMEF Pedro Beck Filho
CATEGORIA 3 – 4º ao 7º Ano do Ensino Fundamental
3º lugar – “Reciclar ou descartar corretamente o óleo usado de cozinha” - EEEF Piá
2°lugar – “Um mergulho abissal: a vida oculta dos oceanos” - EMEF Otto Hoffmann
1° lugar – “Observa Bompa” - EMEF Bom Pastor
1º lugar – “Da extinção à evolução: as transformações do planeta Terra” - EMEF Otto Hoffmann
CATEGORIA 4 – 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental
3° lugar – “Pets + Saúde Humana” EMEF Bom Pastor
2°lugar – “A química que move a vida: explorando os fundamentos orgânicos e bioquímicos” - EMEF Otto Hoffmann;
1° lugar – “Vacinas salvam vidas: a importância da imunização na
primeira infância” - EMEF Augusto Guilherme Gaedicke
CATEGORIA 5 – Ensino Médio
3º lugar – “Drones de pulverização agrícola” – Escola Técnica Bom Pastor
2° lugar – “A influência do macroclima Amazônico no Microclima do Rio Grande do Sul” Escola Técnica Bom Pastor
1° lugar – “Campoconecta” EEEM 1° de Maio
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.