22/09/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Usuários do Caps produzem o Relógio do Corpo Humano

Os vegetais foram plantados nos espaços relógio na hora ideal para consumo

Desde o mês de junho, um grupo de usuários do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, está produzindo o Relógio do Corpo Humano. A ação consiste no cultivo de plantas em um canteiro de formato de circular e faz parte da oficina de horta e jardinagem, que ocorre de forma contínua no Caps.

A ideia foi proposta pela profissional Anaise Abas, durante sua passagem pelo CAPS. Ela participou de um curso promovido pelo Cetanp (Centro Regional de Formação Profissional de Agricultores de Nova Petrópolis), dando origem ao projeto do Relógio do Corpo Humano.

Durante as etapas de preparação do Relógio do Corpo Humano, os profissionais e usuários envolvidos receberam a visita do prefeito Jorge Darlei Wolf, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke.

O relógio é baseado na medicina tradicional chinesa, na qual cada planta é cultivada no espaço que corresponde ao horário ideal para consumo, conforme a necessidade de cada órgão do corpo humano. Todas as espécies já foram plantadas e ainda serão instaladas placas com os nomes científicos, populares e o horário ideal de consumo.

Atualmente quatro usuários e cinco profissionais estão participando da oficina de horta e jardinagem. As coordenadoras da oficina são a psicóloga Luciane Melchiors e a auxiliar de serviços gerais Jania Bloedore. O projeto conta com o apoio da extensionista rural e social da Emater, Carem Lima. A Emater é parceira do Capse realiza a doação das mudas para a oficina de horta e jardinagem.

A coordenadora do Caps, Carina Correa da Silva, reforça que essa é apenas uma das diversas alternativas terapêuticas que a unidade oferece à comunidade. A oficina promove o convívio social, a inclusão e o desenvolvimento de habilidades manuais.

Crédito das Fotos: Divulgação \ Comunicação PMNP