conteúdo do menu
conteúdo principal
30/01/2023

Usuários do Caps de Nova Petrópolis interagem entre o cuidado com as plantas e a saúde mental

“Relógio do Corpo Humano” é mantido por profissionais e pessoas atendidas pelo serviço da Secretaria de Saúde

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Os usuários do Centro de Atendimento Psico Social (Caps) de Nova Petrópolis – Vida Nova tem a oportunidade de participar de um projeto bastante especial, oferecido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social. A iniciativa, chamada “Relógio do Corpo Humano”, foi criada em novembro de 2021, e mescla o cuidado com a natureza e a saúde mental, proporcionando interação social e atividades integrativas.

Conforme conta a coordenadora do Caps, a psicóloga Thais Born, o projeto nasceu após uma oficina sobre plantas medicinais realizada pela Emater/RS. No mesmo dia da oficina, por ideia da médica do Serviço de Reabilitação e das Práticas Integrativas do Município, Naíse Rieche Abas, a extensionista Carin Lima demonstrou alguns preparos que poderiam ser feitos com plantas e orientou o plantio das espécies escolhidas para compor o Relógio.

A horta de chás e ervas medicinais vingou e, hoje, é cuidada pelos próprios usuários do serviço de saúde mental e pelos profissionais que atendem no Caps, é o que relata Jânia Bloedorn, a auxiliar de serviços gerais que acompanha o projeto e colabora na manutenção do espaço.

Jânia explica que cada planta cultivada no Relógio está situada em um espaço indicado, conforme o horário ideal para o seu consumo, que é demarcado de acordo com a posição do sol. “Essas plantas são consumidas aqui no Caps, mas a comunidade também pode acessar”, destaca.

 

Mão na massa e na terra

Às sextas-feiras, os usuários participam das atividades na horta. Nesse dia podem colocar a mão na massa, retirar ervas daninhas, regar as plantas e ver como está a saúde de cada muda.

Conforme conta a psicóloga que acompanha o trabalho, Martina Schneider, que é auxiliada pela estagiária de Psicologia Larissa Feix, “é um momento deles, de cuidado com as plantas e de autocuidado”.

Martina também relata que a participação no projeto rendeu um “passeio” até Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis, onde a Emater possui um amplo espaço com ervas medicinais e outros vegetais cultivados. Nessa visita, os usuários conheceram mais plantas e puderam perceber a diversidade do que podem realizar na horta do Caps.

O Relógio do Corpo Humano faz parte do projeto “Horteiros do Caps”, que envolve também a manutenção das demais plantas que estão no local, como flores e árvores. Nessa horta especial estão cultivadas mudas de hortelã, alcachofra, malva, carqueja, salvia, arnica e dente-de-leão.

 

A palavra de quem cuida no dia a dia

Francisco é um dos cuidadores do “Relógio do Corpo Humano”. Ele é usuário do Caps e está no projeto desde o início, colaborando com a manutenção. Bastante falante e envolvido no manejo, conta que as ervas são muito importantes e que lá encontra até mesmo remédios naturais para pressão alta, que é um dos problemas de saúde que possui.

Já Leanderson, também usuário do serviço e auxiliar da horta, é um pouco mais tímido, mas também relata sua participação e afirma que o que mais gosta de fazer é “tirar as ervas daninhas, pois tem muitas, e atrapalham o crescimento das outras plantas”.

 

Comunidade pode ajudar na horta

O educador físico do Caps e que atua com os usuários no Relógio do Corpo Humano, Geovani Amorim, destaca que a comunidade nova-petropolitana é bem-vinda a usufruir e colaborar com o projeto. “Não temos mudas das ervas para doar, mas a população pode vir retirar folhas e galhos para fazer uso quando precisar”, afirma.

Giovani também pede que os cidadãos ajudem, seja comparecendo nas atividades às sextas-feiras pela manhã ou até mesmo fornecendo materiais e recursos para o cultivo das ervas medicinais e de outras plantas que estão no local.

O Caps Vida Nova está localizado na avenida Padre Affonso Theobald, 941, no centro de Nova Petrópolis. A comunidade pode entrar em contato pelos telefones (54) 3281-3712 ou 3281-2087.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias