03/10/2023

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Unidade Básica de Saúde Bárbara Maix inicia atendimentos em Linha Imperial

Prédio recebeu reforços estruturais após a constatação de falhas na construção

Começaram na segunda-feira, 2 de outubro, os atendimentos na Unidade Básica da Saúde Bárbara Maix, em Linha Imperial. O prédio foi aberto ao público depois de passar por serviços de reforço estrutural para a correção de falhas apontadas por laudo técnico. O início das atividades foi acompanhado pelo prefeito Jorge Darlei Wolf e da irmã Amelia Thiele, representando a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

O novo posto de saúde está situado na Rua Antônio Schoeler, 1.962, e conta com o trabalho de uma enfermeira, três técnicos de enfermagem, um auxiliar de serviços gerais e três agentes comunitários de saúde. O contato pode ser feito pelo telefone (54) 3298-2664.

Em sua fala, o prefeito Jorge Darlei Wolf destacou a ampliação e a qualificação dos serviços de saúde através da oitava unidade básica que entra em funcionamento. “É um acréscimo importantíssimo na nossa estrutura de saúde. E sabemos que a abertura deste posto demorou mais do que gostaríamos. Mas era necessário garantir primeiro a segurança de quem irá ser atendido e de quem irá trabalhar aqui”, afirmou o prefeito.

O prefeito lembrou também do envolvimento decisivo de Roberto Kehl, Rejane Wolmeister, Célia Weber Heylmann, Rafael Endler e padre Leandro Froehlich para a aquisição da área onde foi construído o posto de saúde. O terreno foi adquirido da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, ordem religiosa que esteve presente em Linha Imperial entre os anos 1952 e 1964, atuando na área educacional. Pela origem do terreno, a unidade recebeu o nome de Bárbara Maix (1818/1873), religiosa austríaca fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Além da manifestação da irmã Amelia Thiele, representando a Congregação, a abertura da unidade contou com a bênção do pároco de Linha Imperial, Délcio Miguel Reiter.

Também estiveram presentes ao ato a presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Zummach; a secretária-adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; os secretários municipais de Administração, Bruno Seger, e de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke; o presidente da Associação de Moradores de Linha Imperial, Vagner Neumann; e o ex-prefeito Roberto Kehl.

Obras de reforço estrutural

Embora a construção da Unidade Básica da Saúde Bárbara Maix fosse considerada concluída, em 2021 foi constatada a existência de fissuras. Um laudo contratado pelo Município apontou a existência de falhas na construção e patologias. Diante disse, houve a necessidade de contratação de uma empresa especializada para a elaboração de um projeto de reforço estrutural.

Em paralelo, após denúncia ao Ministério Público, um grupo de técnicos forenses esteve no local para novas avaliações. O laudo emitido pelo Ministério Público também apontou a existência de falhas, indicando a necessidade de acompanhamento de recalque (possíveis movimentos de “afundamento” do prédio) e a execução de um muro de arrimo no pátio. O monitoramento de recalque foi realizado durante três meses, acompanhado por empresa especializada contratada pelo Município, mas sem apontar tais problemas.

Desta forma, foi construído o muro de arrimo no pátio e, em abril de 2023, foram iniciadas as obras de reforço estrutural da unidade. O investimento extra da obra, incluindo o laudo técnico, projeto, acompanhamento de recalque e obras de reforço totalizou R$ 261.225,17, valor pago com recursos próprios do Município.