01/04/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

União de esforços aumentará capacidade hospitalar em Nova Petrópolis

Prefeituras de Nova Petrópolis e Picada Café, Poder Judiciário e Sicredi Pioneira reuniram R$ 260 mil

O Poder Público de Nova Petrópolis adquiriu três ventiladores respiratórios e três monitores multiparamétricos para ampliar a capacidade de atendimento no Hospital Nova Petrópolis no enfrentamento à COVID-19. A aquisição dos seis equipamentos foi possível devido à união de recursos entre o Poder Judiciário, a Prefeitura de Nova Petrópolis, a Prefeitura de Picada Café e a Sicredi Pioneira RS. Os equipamentos foram doados ao HNP nesta sexta-feira, 3 de abril, e serão usados no atendimento à rede local do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Administração Municipal solicitou ao Judiciário local os valores provenientes de penas alternativas que são aplicadas para crimes de menor potencial ofensivo. O pedido foi acatado e, dia 27 de março, o juiz Franklin de Oliveira Netto assinou o alvará liberando o valor de R$ 83 mil para o pagamento dos ventiladores para respiração mecânica. O Poder Público de Nova Petrópolis investiu mais R$ 52 mil para efetuar esta aquisição.

Monitor multiparamétrico é o principal equipamento utilizado para acompanhar a evolução dos indicadores de saúde do paciente, com informações fundamentais para avaliar a resposta ao tratamento e a necessidade de novas intervenções. Os monitores são usados em setores como triagem, emergências, centros cirúrgicos e leitos de Centros de Tratamento Intensivo (CTI).

A compra dos três monitores multiparamétricos pelo Poder Público foi possível graças a doação no valor de R$ 100 mil da Sicredi Pioneira RS, que destinou integralmente os recursos do Fundo Social 2020 para a área da saúde nos 21 Municípios de sua região de atuação, e de R$ 25 mil da Prefeitura de Picada Café, que também utiliza o HNP, pois, não possui hospital em seu Município.

O termo de doação dos equipamentos foi assinado dia 3 de abril, no Gabinete Oficial pelo prefeito Regis Luiz Hahn e pela presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), mantenedora do HNP, Erica Michaelsen. A secretária de Saúde e Assistência Social, Claudia Pires; a secretária de Administração, Débora Schwantes de Braga; o diretor administrativo do HNP, Mateus Zucolotto e o diretor técnico do HNP, médico Marcelo Flores, acompanharam a doação.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis e no Twitter @prefeituranp.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP