conteúdo do menu
conteúdo principal
19/01/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Um ano após o início da vacinação, Nova Petrópolis começa aplicação do imunizante em crianças de cinco a 11 anos

Município recebeu 90 doses da Pfizer/Comirnaty Infantil para aplicação em crianças com comorbidades

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis iniciou nesta quarta-feira, 19 de janeiro, a vacinação de crianças contra a Covid-19. O Município recebeu 90 doses da marca Pfizer/Comirnaty Infantil para aplicação em crianças com comorbidades, de cinco a 11 anos. A partir de 19 de janeiro, o Município também vacinará crianças com 11 anos, sem comorbidades. A vacinação ocorre exclusivamente no posto de saúde do Centro, das 13h30 às 16h, com agendamento prévio pelo fone (54) 3281-3087.

“Os profissionais foram capacitados para aplicar a vacina nesse público no dia 12 de janeiro e hoje, um ano depois do início da vacinação contra a Covid-19 em Nova Petrópolis, começamos a primeira etapa da vacinação em crianças. Fizemos ajustes nos horários de aplicação das demais vacinas para conseguir atender pais e crianças conforme as exigências da Secretaria Estadual de Saúde, considerando que terão que permanecer 20 minutos na UBS após a aplicação do imunizante”, enaltece a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini.

Ao todo, Nova Petrópolis tem 1.759 crianças de cinco a 11 anos que devem receber a vacina pediátrica contra Covid-19, de acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. A lista de comorbidades divulgada pelo Ministério da Saúde incluem os imunossuprimidos, com diabetes, síndromes, entre outros.  

Para vacinação é necessário acompanhamento do adulto responsável e apresentação da caderneta de vacinação da criança com dados de identificação completos e cartão do SUS.

 

Alteração nos horários de vacinação para os demais públicos

A partir desta quarta-feira, 19 de janeiro, as vacinas de rotina do calendário vacinal das crianças serão aplicadas somente no período da manhã, das 8h às 11h, no posto de saúde do Centro. Adultos serão vacinados contra Covid-19 e outras vacinas das 8h às 13h, sem fechar ao meio dia. A única exceção será a aplicação da vacina BCG, para recém nascidos, que permanecerá sendo aplicada quarta-feira, junto com as ações de atendimento do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (Gaama). Os demais postos de saúde permanecem aplicando as vacinas normalmente.

 

Crédito das Fotos: Ana Paula Backes | Comunicação PMNP

Outras Notícias