conteúdo do menu
conteúdo principal
05/05/2014

Última semana de vacinação contra a gripe em Nova Petrópolis

Campanha de imunização que iniciou dia 22 de abril vai até o dia 9 de maio...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que começou no dia 22 de abril, vai até a próxima sexta, dia 9 de maio de 2014 em todo o país. Até o momento em Nova Petrópolis foram vacinadas aproximadamente 2.500 pessoas, das 7.200 do grupo prioritário. No dia 26 de abril, um sábado, Dia D da campanha de vacinação no Brasil, que tem como tema “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”, todos os Postos de Saúde do município abriram as portas para aplicação das vacinas.
O prefeito Regis Luiz Hahn, que acompanhou o Dia D de vacinação na UBS Centro, aproveitou a oportunidade para se vacinar também. Na data, o Posto de Saúde do Centro atendeu das 8h às 17h, e os demais postos do município realizaram a imunização das 8h às 11h30min. A secretária municipal de Saúde de Nova Petrópolis, Críslei Gerevini, também marcou presença na UBS Centro no dia da mobilização nacional.
Até o dia 9 de maio serão vacinadas pessoas que fazem parte do grupo prioritário, composto por crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Além destes, também foram vacinadas pessoas com doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas, diabéticos, imunodeprimidos que fazem uso de contínuo de corticoides, portadores de doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, obesidade grau III, transplantados, portadores da Síndrome de Down.
As vacinas contra a gripe são aplicadas em todas as UBS de Nova Petrópolis. Na UBS Centro a vacinação ocorre de segunda à sexta, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 16hs. Nas demais Unidades Básicas de Saúde do município o horário de atendimento é das 7h30min às 17h. De acordo com o Ministério da Saúde, que deve distribuir 53,5 milhões de doses da vacina, o público-alvo total da campanha é de 49,6 milhões de pessoas em todo país e o objetivo é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.
A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2014: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Fonte:

Outras Notícias