07/05/2021

Secretaria de Saúde e Assistência Social

UBS Centro oferece a vacina contra a gripe na manhã deste sábado

Ação é voltada a crianças de 6 meses até 6 anos incompletos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social mantém a UBS do Centro aberta na manhã deste sábado, 8 de maio, para a aplicação da vacina contra a Influenza H1N1 (gripe). A ação acontece das 7h30 às 11h30 e é voltada a crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Os demais postos de saúde não estarão abertos no sábado.

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento oficial com foto. Crianças devem levar o cartão de vacinação. Puérperas precisam apresentar também a certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove o exercício profissional ou vínculo empregatício.

A vacina contra a gripe não pode ser recebida por aquelas pessoas que fizeram a vacina contra a Covid-19 (primeira ou segunda dose) há menos de 14 dias.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini, a medida visa aumentar a adesão à campanha de vacinação contra a gripe nos grupos prioritários, para os quais as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde ainda não foram atingidas.

Nesta quinta-feira, 7 de maio, Vigilância Epidemiológica da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Caxias do Sul, emitiu um alerta aos municípios da região sobre as baixas coberturas. Na região da 5ª Coordenadoria, da qual Nova Petrópolis, a vacinação alcançou 38% do público alvo da primeira etapa, que termina na segunda-feira, 10 de maio.

Em Nova Petrópolis, foram vacinadas 705 do total de 1.274 crianças, o que corresponde a 55%. Entre as 181 gestantes, 73 foram vacinadas (40%). Entre as 30 puérperas, 24 foram vacinadas (80%). Entre os trabalhadores de saúde, que somam 487, já foram vacinados 220 (43%).

Na terça-feira, 11 de maio, terá início a segunda etapa da vacinação contra a gripe, na qual estarão incluídos idosos (60 anos ou mais).

Crédito da foto: Arquivo/Comunicação PMNP/Marcelo Moura