conteúdo do menu
conteúdo principal
23/02/2021

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Turmas autorizadas pelo Estado voltam ao ensino presencial nesta quarta-feira

Após um período interditada, Escola Pinguinho de Gente volta a receber alunos

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Conforme autorização dada pelo governador Eduardo Leite na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto confirma a volta do ensino presencial na rede de educação infantil e nas turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental. As turmas autorizadas voltam às salas de aula nesta quarta-feira, dia 24, com as mesmas regras de ocupação obedecidas até o dia 19 de fevereiro. 

A decisão de voltar ao ensino presencial foi ratificada na manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro, em reunião extraordinária do Núcleo da Educação do COE Municipal. Ao longo do dia também foram efetuados os preparativos finais para o retorno, especialmente no que diz respeito aos protocolos de segurança e higiene. 

Conforme a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, as escolas seguirão operando com, no máximo, 50% da capacidade de ocupação e revezamento entre os alunos. “Na educação infantil temos diferentes sistemas de revezamento. Em cada escola, buscou-se o sistema que melhor atende às necessidades dos pais. Então, em algumas escolas os alunos vão um dia sim, outro não. Em outras, dividem-se entre as manhãs e as tardes”, explica Gislaine.

Já nas turmas de 1º e 2º anos do ensino fundamental, o revezamento continua sendo por semana, mantendo-se a divisão dos alunos em dois grupos. “Segue valendo o sistema instituído desde 8 de fevereiro, inclusive para o transporte escolar destas turmas”, acrescenta a secretária.


Escola Pinguinho de Gente volta a receber alunos
A quarta-feira também marca a reabertura da Escola de Educação Pinguinho de Gente, no bairro Pousada da Neve. Por conta de problemas estruturais, a unidade foi interditada e precisou passar por obras em janeiro e fevereiro. Trata-se da única escola da rede municipal de ensino que ainda não havia recebido alunos após o fechamento, em março de 2020. 

Segundo a Secretaria da Educação, neste caso o retorno será gradual, mas também respeitando o teto de 50% de ocupação das salas. Nesta quarta-feira voltarão as três turmas do maternal 2. Na próxima segunda-feira, dia 1º de março, retornam também os maternais 1 e os berçários 2. 

Por fim, em datas a serem definidas, a escola contatará os pais das crianças do berçário 1, que estarão sendo recebidas pela primeira vez e dependem de um processo de adaptação maior.

 

Foto: Francis Limberger | Comunicação PMNP

Outras Notícias