09/09/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Turismo e Patrimônio Cultural na Semana da Pátria de Nova Petrópolis

Escolas e entidades abordaram o tema durante as Horas Cívicas, na Rua Coberta...

As comemorações alusivas à Semana da Pátria encerraram neste sábado, dia 07, feriado em honra à Independência do Brasil, no palco da Rua Coberta. A última Hora Cívica foi realizada sob a responsabilidade das Escolas Estaduais Padre Amstad e Piá. A trajetória dos imigrantes que colonizaram Nova Petrópolis, a herança deixada pelos desbravadores desta terra e a preservação da cultura foram exaltados no Sete de Setembro em Nova Petrópolis.
O Cooperativismo do Padre Amstad foi enaltecido pelas mãos dos alunos da escola que homenageia o visionário. A importância do patrimônio cultural e do turismo foram lembrados pela Escola Piá. A Banda Municipal de Nova Petrópolis abrilhantou o evento com sua participação especial ao tocar o Hino Nacional e o Hino de Nova Petrópolis.
A Semana da Pátria 2013 teve como tema nacional, José Plácido de Castro; União dos Escoteiros do Brasil, como tema estadual e "Turismo e Patrimônio Cultural”, como tema municipal. As Horas Cívicas foram realizadas na Rua Coberta e nas instituições de ensino de todo Município. As comemorações da Semana da Pátria envolveram mais de 3.500 pessoas, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
“A comunidade participou ativamente da Semana da Pátria. Todos estão de parabéns pela excelente condução do cerimonial durante as Horas Cívicas”, avaliou o prefeito Regis Luiz Hahn. A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Reisdoerfer agradeceu a participação das escolas e entidades de Nova Petrópolis na programação alusiva à Semana da Pátria. “Vimos a dedicação dos professores, alunos e representantes de entidades locais em suas apresentações no palco da Rua Coberta. Foi uma semana de civismo, reflexão e valorização do nosso turismo e patrimônio cultural”, ponderou.
A cerimônia em honra ao Sete de Setembro contou com a presença de autoridades civis e militares, secretários municipais, além de lideranças comunitárias. O prefeito Regis Luiz Hahn parabenizou a todos e agradeceu alunos e professores pela dedicação durante a Semana da Pátria.
Veja mais fotos e informações das comemorações da Semana da Pátria de Nova Petrópolis na página do facebook da prefeitura, no link www.facebook.com/novapetropolisrs.