19/09/2013

Turismo de Nova Petrópolis dá importante passo para o futuro

Reuniões dos possibilitarão a elaboração do Plano Municipal de Turismo...

A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) e o Fundo de Turismo promoveram uma discussão e reflexão sobre o turismo local e os caminhos desejados para esta atividade na cidade. Os encontros foram realizados nos dias 16 e 17 de setembro, no Plenarinho da ACINP. Mais de 100 pessoas participaram dos encontros.
Um importante passo para formatação do Plano Municipal de Turismo para Nova Petrópolis, que deverá ocorrer até dezembro de 2014, teve início nesta segunda-feira, dia 16 de setembro. Na primeira etapa foi desenvolvido um diagnóstico turístico que servirá de base para a elaboração deste Plano. Mais de 60 pessoas participaram do primeiro encontro, com o intuito de definir o que há de melhor no segmento turístico da cidade e qual o rumo que imagina-se para Nova Petrópolis no que tange ao turismo.
Após uma abertura informal, o prefeito Regis Luiz Hahn deu boas vindas e desejou bom trabalho a todos. O secretário de Turismo, Daniel Camargo explicou como funcionaria a primeira etapa de trabalho. Em seguida, os consultores Luciane Schommer e Trajano Arantes de Oliveira apresentaram os cenários turístico no âmbito nacional, regional e local.
Os participantes foram instigados a participar e a questionar qual o futuro para o turismo no Município e como querem que a cidade seja percebida por seus visitantes. A partir desta discussão delimitou-se um cenário valorizando-se o que de mais importante Nova Petrópolis tem no âmbito cultural, paisagístico, histórico e humano.
Na terça-feira, dia 17, os trabalhos foram divididas por grupos conforme afinidade. Turismo, sustentabilidade, políticas publicas, economia e infraestrutura foram os assuntos debatidos nos grupos e, sobre cada um dos temas, foram apontados os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que envolvem o turismo.
Ao final do segundo dia de debates chegou-se a um diagnóstico profundo do turismo em Nova Petrópolis. A partir dele será elaborado um documento em conjunto com entidades representativas da cidade e o mesmo será apresentado para a comunidade. Posteriormente será elaborado o plano de ação e de marketing. Após, será feita a formatação do Plano Municipal de Turismo para Nova Petrópolis.