conteúdo do menu
conteúdo principal
05/06/2022

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Trajes das soberanas do Folclore Alemão são oficialmente apresentados

Rainha Mariana e princesas Tainara e Thaís foram recebidas no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Os trajes das soberanas do Folclore Alemão de Nova Petrópolis, período 2022/2023, foram oficialmente apresentados na tarde deste domingo, 5 de junho. A rainha Mariana Caroline Marcon, a 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth e a 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger foram ao gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf, onde detalharam os modelos escolhidos e a inspiração cultural de cada conjunto. 

Além do prefeito Jorge Darlei Wolf, a apresentação foi prestigiada pela primeira-dama Elaine Beatrís Wolf; pela secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; pelo diretor do Departamento de Cultura, Gilnei Mücke, e pelo presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas. 

 

A rainha Mariana Caroline Marcon usa um traje da Boêmia, região europeia representada pelo seu grupo. Bastante colorido, o traje era usado em dias especiais de festa. Adornando sua cabeça, há uma delicada coroa de flores. 

 

A 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth usa um traje do estado alemão da Turíngia, mesmo local de origem da dança apresentada por ela no Baile de Escolha. Este é um traje festivo do vilarejo de Mielesdorf, na cidade de Scheiz. De cor escura, o conjunto conta com detalhes coloridos, como no lenço. O traje também é composto por uma touca em forma de capuz, com bordados.

O traje da 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger é do vilarejo de Villanders, na região do Tirol, que faz fronteira com três países: Áustria, Itália e Alemanha. Essa característica multicultural está alinhada à proposta do Grupo de Danças Folclóricas Internacional, o qual a princesa representa. Os trajes históricos ainda estão presentes em muitas cidades do Tirol, sendo utilizados em festividades tradicionais da atualidade. É o caso do traje usado por Thais. O avental é bordado e rebordado com pedrarias. O laço fica amarrado sempre na frente. Tem como adereço, um lindo chapéu com detalhes em gregas.

“As soberanas estão de parabéns pelas excelentes escolhas feitas em seus trajes. A apresentação de hoje nos brindou com muita beleza e riqueza cultural, reforçando ainda mais a grande expectativa pelo grandioso evento que Nova Petrópolis realizará em julho”, afirmou o prefeito Jorge Darlei Wolf.  

O 49º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 14 a 31 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. Mais informações em www.festivaldefolclore.com.br.

 

 

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP

 

Outras Notícias