conteúdo do menu
conteúdo principal
23/12/2013

Secretaria da Fazenda

Sucesso absoluto no lançamento do Projeto Roteiros e Paisagens

Roteiros de Natureza Autoguiados é o novo atrativo de Nova Petrópolis...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O novo atrativo turístico da Serra Gaúcha, Roteiros e Paisagens – Roteiro de Natureza Autoguiado, foi lançado oficialmente na tarde do último sábado, dia 21 de dezembro, em Nova Petrópolis. Mais de 200 amantes da natureza, praticantes de ciclismo e caminhada, enfrentaram o sol escaldante e o calor de mais 30º para conhecer o Roteiro Mallakoff. A previsão para que os quatro roteiros do projeto - Roteiro Mallakoff, Roteiro Imperial, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto - estejam completamente implementados é janeiro de 2014.
“Os roteiros que integram este produto inédito no turismo brasileiro valorizam as belezas do interior de Nova Petrópolis e irão incrementar significativamente o turismo de aventura na Serra Gaúcha. As expectativas são excelentes”, declarou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Daniel Camargo, ao dar as boas vindas aos aventureiros que percorreram o Roteiro Mallakoff, no lançamento do projeto. Camargo salientou ainda que Nova Petrópolis possui paisagens exuberantes e natureza farta. “Podemos explorar corretamente e responsavelmente o que nossa geografia e natureza oferecem”, concluiu.
O evento de lançamento ocorreu em parceria com a Ekonova Adventure, empresa especializada em ecoturismo que atua em Nova Petrópolis e região. Além dos 13,2km de caminhada do roteiro médio, a galera da bike pôde optar pelo percurso de 23 ou 31km. Os aventureiros encontraram paisagens encantadoras, vistas deslumbrantes e natureza abundante pelo caminho. Também tiveram acesso a informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, histórias peculiares e curiosidades específicas do roteiro. A experiência foi sensacional e o calor não abateu a satisfação dos participantes, vindos das cidades do Vale dos Sinos, região metropolitana e Serra Gaúcha.

Saiba mais sobre o Projeto Roteiros e Paisagens:
Roteiro Mallakoff, Roteiro Imperial, Roteiro das Colônias e Roteiro Pinhal Alto compreendem a nova proposta turística de Nova Petrópolis. Nestes roteiros o ecoturista tem toda a sinalização dos caminhos a percorrer, assim como uma quantidade significativa de informações e peculiaridades de cada roteiro. São informações sobre geologia, flora e fauna, colonização, história dos povoados e curiosidades específicas de cada roteiro.
Em um guia impresso o ecoturista tem um mapa para cada roteiro destacável, com as informações de pontos de interesse, altimetria do trajeto, curiosidades e distâncias a percorrer. Neste guia também constam dicas ecológicas, informações sobre arquitetura, flora e fauna possíveis de serem contempladas. Os guias impressos estarão disponíveis aos turistas no Parque Aldeia do Imigrante, Torre de Informações Turísticas e locais especializados em ecoturismo, como lojas e associações. É possível percorrer os roteiros caminhando, de bicicleta ou de carro.
Detalhes de cada trajeto:
Roteiro Mallakoff: São três opções de trajeto com 21,7km, 13,2km, 7Km, sendo que os três se caracterizam por não terem grandes declividades e serem de média dificuldade. O ponto alto do roteiro é o Morro Mallakofff com suas grandes paredes de basalto e as belas paisagens do Vale do Rio Caí.
Roteiro Imperial: Inicia na Praça Padre Amstad na Linha Imperial, berço do Cooperativismo de Crédito em Nova Petrópolis. Tem um trajeto de 15,8km onde se destacam o Pinheiro Multissecular as paisagens das pequenas propriedades rurais, além das várias montanhas e vales que compõem o cenário. Oferece grau de dificuldade médio devido a um grande aclive no roteiro.
Roteiro das Colônias: São duas opções de roteiros, um com 10km e outro com 23,5km. Começando na Linha Imperial o roteiro passa por pequenas propriedades rurais, igrejas históricas, casas enxaimel. O roteiro é de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes que por outro lado possibilitam que as paisagens dos vales e montanhas sejam magníficas.
Roteiro Pinhal Alto: O Pinhal Alto foi colonizado a partir de 1850 por imigrantes alemães que deixaram um grande legado para esta localidade de Nova Petrópolis. As propriedades rurais, o Tannenwald (Mata de Araucárias), os inúmeros caminhos são o cenário para os dois roteiros de 11,4km e 5,2km pelas encostas do Pinhal Alto onde se destacam a flora e os mirantes dos vales da região. Roteiros de média dificuldade devido a subidas bastante íngremes.
Mais informações pelo e-mail promocao@novapetropolis.rs.gov.br; fone (54) 3281-1222; Facebook - roteiros.paisagens ou pelo site www.novapetropolis.rs.gov.br.


Fonte:

Outras Notícias