28/05/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Soberanas do Folclore Alemão apresentam os novos trajes

Rainha Ângela e princesas Karol e Érica foram recebidas no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf

A rainha do Folclore Alemão, Ângela Nicole Fuhr, e as princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador fizeram a apresentação oficial de seus trajes novos na tarde deste domingo, 28 de maio. As soberanas de Nova Petrópolis no período 2023/2024 foram recebidas no gabinete do prefeito Jorge Darlei Wolf, ocasião em que detalharam as origens e as características dos trajes escolhidos.

O traje da rainha Ângela Nicole Fuhr tem origem na região cultural de Podhale, no sul da atual Polônia. O traje Podhale tem uma longa história documentada e, graças à iconografia, descrições e elementos preservados, é possível distinguir várias fases distintas do seu desenvolvimento, desde o século XVIII. O traje usado hoje não é apenas uma forma fossilizada, mas ainda viva e em evolução.

A 1ª princesa Karol Michaelsen Fassbinder optou por um traje originário da cidade de Hanover, na Alemanha. Feito em tons mais terrosos, para mostrar a delicadeza de quem o veste, sua principal peça é o xale, todo bordado e que mostra a sua altivez. O conjunto era usado em festas e celebrações.

Dachau, no Estado da Baviera, sul da Alemanha, é a origem cultural do traje da 2ª princesa Érica Bratz Pescador. Trata-se de uma versão antiga do traje clássico utilizado por aldeões da Alta Baviera. Nele destacam-se as meias trabalhadas e os bordados do corpete e do goller.

Além do prefeito Jorge Darlei Wolf, a apresentação foi prestigiada pela primeira-dama Elaine Beatrís Wolf; pelas secretárias municipais de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal, e da Fazenda, Ariane Cristina Berti; pelo presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis, Rafael Reidel Haas; pela integrante da comissão organizadora do 50º Festival Internacional de Folclore, Iasmin Schmitt.

“Mais uma vez, os  trajes das soberanas de Nova Petrópolis não são apenas bonitos, mas carregados de um profundo significado histórico e cultural. Esse resgate folclórico tem um enorme valor e engrandece nosso município e o Festival Internacional de Folclore”, destacou o prefeito Jorge Darlei Wolf.

O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis acontece de 12 a 30 de julho, na Rua Coberta. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do evento: www.festivaldefolclore.com.br e em @festivaldefolclorenp no Instagram e no Facebook.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP