05/08/2013

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Sindicato dos Trabalhadores Rurais comemora 50 anos

Festa foi realizada no Centro Social e Cultural de Pinhal Alto no sábado...

No sábado, 3 de agosto, mais de 800 agricultores e convidados lotaram o Centro Social e Cultural de Pinhal Alto na festa de 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café. A ocasião foi marcada por homenagens a fundadores, ex-presidentes e lideranças, além de apresentações folclóricas dos grupos Volkstanzgruppe Tannenwald, de Pinhal Alto e Agrupación Folclórica Bajo Las Alas Del Condor, do Chile.
O trabalho dos agricultores foi representado por meio de instrumentos, objetos e produtos do campo, em uma passagem teatral bem elaborada que entrava antes de cada novo pronunciamento das autoridades que compuseram a mesa oficial. O presidente do Sindicato, Aloísio Utzig, agradeceu o esforço de todos que contribuíram para os 50 anos de história do sindicato. “Esse momento é dedicado aos agricultores, que juntos batalharam por mais qualidade de vida e pela união da sua classe”, destacou.
De acordo com o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, a Administração Municipal apóia a classe trabalhadora rural e o sindicato. “Estamos sempre dispostos a ajudar o homem do campo e o sindicato. Parabéns aos fundadores e a todos que dedicaram grande parte de seu tempo a esta causa e fez do sindicato a potência que é”, ressaltou o prefeito.
Os Deputados Estaduais Heitor Schuch e Lucas Redecker afirmaram que a força sindical de Nova Petrópolis é um exemplo do que se poder levar a outras regiões do Estado e do Brasil. “Aqui as famílias permanecem no meio rural e tiram seu sustento de pequenos pedaços de terra”, disse Redecker.
Marcos Regelin, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, saudou as lideranças jovens que permaneceram no interior, fortalecendo a agricultura familiar. “Que a vida se torne cada vez mais prazerosa no campo, para que nossos jovens fiquem onde nasceram a ajudem no desenvolvimento do setor agrícola”, disse o representante do Ministro Pepe Vargas.
“O sindicalismo e o cooperativismo são dois traços fortes dos agricultores, o que permite o desenvolvimento. Precisamos nos dar as mãos porque os desafios ainda são grandes”, destacou o Presidente da Fetag e ex-presidente do Sindicato, Elton Weber, que ressaltou também que mesmo quem não vive da agricultura, depende dela para sobreviver.
“Vocês souberam transformar a esperança em realidade. Souberam transformar trabalho em vida. E souberam transformar organização em conquistas. Por isso que nós temos que parabenizar vocês”, afirmou o Assessor Regional dos Sindicatos da Serra, José Luiz Pieta.
Após as homenagens, discursos e apresentações culturais, todos foram convidados a aproveitar um farto almoço preparado pela organização da festa, bem como um pedaço da torta comemorativa dos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café. Ainda houve sorteio de brindes entre os participantes.