23/12/2022

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Sessões de auriculoterapia estão disponíveis na academia de saúde do bairro Logradouro

Público pode procurar o serviço às terças-feiras, às 7h30, na rua Rui Barbosa, 1.072

Nova Petrópolis é adepta à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), e oferece, desde setembro de 2021, a auriculoterapia, um tratamento baseado na medicina chinesa para o alívio de dores físicas e emocionais. Na rede municipal de saúde, as sessões em que são aplicadas pequenas sementes em pontos estratégicos da parte externa do ouvido do paciente, ocorrem às terças-feiras, das 7h30 às 8h30, na academia de saúde do bairro Logradouro, na rua Rui Barbosa, 1.072.

A médica do Serviço de Reabilitação e das Práticas Integrativas, Naíse Rieche Abas, afirma que a procura pela auriculoterapia costuma variar, mas entre 15 e 20 pessoas participam das sessões semanalmente. Antes da aplicação das sementes, é oferecido um momento de meditação em grupo, com início às 7h. Para participar das atividades, basta apenas se dirigir ao local, e o atendimento é feito por ordem de chegada.

A auriculoterapia é uma das práticas integrativas complementares (PICs), formada ainda por cuidados que envolvem a medicina tradicional chinesa como a acupuntura, a homeopatia, as plantas medicinais e a fitoterapia, entre outros conhecimentos que visam atuar na origem da dor dos pacientes.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, a Prefeitura pôde oportunizar o serviço de auriculoterapia após a contratação de um profissional capacitado para essa prática. “Nova Petrópolis já era adepta à politica nacional em algumas das PICs, como a yoga, a fitoterapia e a acupuntura, e tornou o portfólio de serviços mais completo ao passar a oferecer a auriculoterapia em setembro do ano passado”, relatou.

Como funcionam as sessões

A médica Naíse explica que utiliza pontos estratégicos para controle de estresse e ansiedade através do microssistema auricular no ouvido, e acrescenta outros de acordo com a necessidade, como em caso de dores, insônia ou gastrite. “As aplicações são bem rápidas, em torno de cinco minutos, e na primeira sessão explicamos como funciona, as maneiras de cuidar e quantas vezes é necessário apertar as sementes para estimular a ação no organismo”, esclarece.

A orientação é que os pacientes passem por, pelo menos, oito sessões, em que é reforçada também a importância do autocuidado. “Procuramos sempre abordar as ações em saúde e a mudança no estilo de vida. A auriculoterapia é uma técnica bem efetiva, que ajuda bastante no tratamento de dores, diminuindo a necessidade de medicamento em muitos casos”, afirma.

Confira onde procurar a auriculoterapia

O grupo de auriculoterapia está aberto à toda a comunidade, sem a necessidade de agendamento para participar das sessões. Os encontros ocorrem na academia de saúde do bairro Lougradouro, na rua Rui Barbosa, 1.072.

Sessões de auriculoterapia também foram oferecidas em uma sala da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann, na rua Berlim, 70, na Pousada da Neve, em 2022. O grupo está de férias e deve retornar em março do próximo ano.

Para mais informações, o público pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde e Assistência Social pelo telefone (54) 3298-2650.

Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP