09/02/2015

Servidores municipais são capacitados para combater o borrachudo

Secretarias de Saúde e Obras trabalham unidas para solucionar problema...

Uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e Obras e Serviços Públicos está sendo realizada em prol do combate ao borrachudo. Dias 03 e 04 de fevereiro, operários receberam capacitação para atuar no controle do inseto em uma força-tarefa promovida pela prefeitura municipal.

O responsável pelo Controle de Borrachudos da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), médico veterinário Eduardo Kieling e o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, biólogo Rafael Altreiter ministraram a capacitação teórica e prática aos servidores da Secretaria de Obras.

“Biologia do inseto, técnicas de aplicação do larvicida Bti, desequilíbrio ambiental como um dos principais fatores de proliferação, foram alguns dos temas tratados na capacitação”, citou Rafael Altreiter. A teoria foi ministrada na Secretaria de Saúde e a prática foi realizada na região de Arroio Paixão.

Após a capacitação, os servidores irão atuar no combate ao inseto fazendo aplicações de Bti, com o objetivo de acabar com o ciclo do mosquito. “A diminuição do borrachudo será gradual, pois vamos atingir as larvas, enquanto que os insetos adultos (alados) permanecem por 35 dias”, explicou o biólogo.

Nova Petrópolis, normalmente, possui uma equipe de combate ao borrachudo, que atua em dupla. Com a força-tarefa a intenção é ter três duplas trabalhando na eliminação do inseto. “Além disso, o manejo ambiental é fundamental”, insistiu Altreiter.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também será parceira na força-tarefa contra o borrachudo. Para tanto, deve organizar reuniões com as comunidades para que os agricultores recebam orientações de como evitar o mosquito. A Vigilância Ambiental em Saúde também esteve presente na 42ª Festa do Figo fornecendo orientações ao público presente no evento.

A capacitação realizada pelo Município, em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, começou a ser construída em janeiro. Na oportunidade, o vice-prefeito Gregor Hermann e o secretário de Administração, Bruno Seger estiveram em Porto Alegre, na Secretaria Estadual da Saúde (SES), levando demandas de Nova Petrópolis ao Estado. Dois ofícios endereçados ao secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis foram entregues. Um documento solicitou a liberação dos R$ 450 mil da Consulta Popular e Cidadã para a conclusão do bloco cirúrgico do Hospital Nova Petrópolis. O outro ofício pediu o apoio da SES no combate aos borrachudos, por meio da coordenação de ações regionais e de caráter intermunicipal.

O que você precisa fazer para evitar o borrachudo:

·      Mantenha a pocilga e estábulo longe de rios ou riachos para que eles não fiquem contaminados com dejetos;

·      Evite o desmatamento e replante trechos destruídos, preservando os inimigos naturais do borrachudo e impedindo o deslocamento dos mesmos;

·      Só utilize agrotóxicos com orientação técnica e evite, ao máximo, a contaminação de riachos;

·      Evite a pesca e a caça e não mate os predadores dos borrachudos;

·      Verifique a situação de esgotamento sanitário da sua residência para evitar a proliferação dos borrachudos.