conteúdo do menu
conteúdo principal
16/07/2025

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Serviços de Fisioterapia de Nova Petrópolis atendem centenas de pessoas todos os meses

Município oferece atendimento público gratuito há mais de 10 anos à comunidade local

COMPARTILHAR NOTÍCIA

 

            Ofertado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, o serviço de Fisioterapia ocorre há mais de 10 anos com o objetivo de qualificar a saúde pública do Município e melhorar o atendimento à população. As sessões ocorrem na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na rua Coronel Alfredo Steglich, 95, centro de Nova Petrópolis, de segunda a quinta-feira, das 7h15 às 12h e das 13h30 às 16h30 e sexta-feira das 7h15 às 12h e das 13h30 às 15h30.

            Para acessar o serviço, o paciente precisa de uma requisição médica emitida por um por profissional da Unidade Básica de Saúde de referência ou por redes conveniadas com o município, que deve ser entregue na recepção da Secretaria; então, o caso será analisado e dividido nas seguintes prioridades: urgência, brevidade e geral. Os casos de urgência são acidentes, fraturas e pós-operatórios, com prazo de duas semanas para o atendimento. Os casos de brevidade são resultado do encaminhamento médico especializado, casos clínicos agudos e limitações motoras, com média de dois meses para atendimento. Já os casos gerais são casos crônicos, onde não há um grande risco para a saúde. São realizadas em média 10 sessões por paciente, em casos mais graves, o número de sessões pode aumentar.

            Atualmente, os atendimentos são realizados pelas fisioterapeutas Laiza Spode Flores e Tatiana Fernandes Sattler, que atendem cerca de 24 pacientes por dia, e Éline Greff Domingues, que realiza atendimentos à domicílio. “Apesar do grande número de atendimentos, unimos forças com profissionais de educação física e as Academias de Saúde do Município, que realizam trabalhos de reforço, possibilitando maior agilidade nos tratamentos”, conta Laiza. Os pacientes que necessitam de um maior tempo de acompanhamento são encaminhados para o Ambulatório de Reabilitação.


Ambulatório de Reabilitação

            O Ambulatório de Reabilitação, localizado na Academia de Saúde do bairro Logradouro, foi criado em setembro de 2021, com o objetivo de ajudar pessoas que ficaram com sequelas após contraírem Covid-19, disponibilizando atendimento nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, acupuntura, auriculoterapia, yoga e educação física com foco em reforço muscular, além de acompanhamento domiciliar de enfermagem para acamados. Após a diminuição dos casos pós Covid-19, o projeto continua atendendo dezenas de pessoas, incluindo atendimentos para dores crônicas complexas e para indivíduos que sofrem com doenças neurológicas, como esclerose múltipla, por exemplo.

            Hoje, o ambulatório conta com sete grupos de reabilitação, com cerca de 8 a 12 pessoas por grupo, indicados pela equipe de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Também há atendimentos realizados por livre demanda para os grupos de fisioterapia pélvica e fisioterapia funcional para terceira idade. "O ambulatório foi criado para ser um espaço humanizado, que acolhe e escuta, mas também incentiva o auto gerenciamento do cuidado e mudança do estilo de vida para melhores resultados. Reabilitar é desafiador, requer perseverança e disciplina, mas com apoio em grupo e o estímulo contínuo, os resultados têm sido transformadores. Entre atendimentos individuais e em grupos, o projeto já ajudou mais de 200 pessoas”, conta a Dra. Naíse Rieche Abas, médica responsável pelo local.

            No início de julho, foi realizado o 3º Encontro do Ambulatório de Reabilitação, conduzido pela Dra. Naíse e pela fisioterapeuta Isabel Bauermann Schmidt, onde 11 pacientes em processo de reabilitação participaram de uma roda de conversa em que compartilharam histórias e aprendizados. Em depoimentos durante o encontro, muitos se queixavam do preconceito que sofriam na rua pelos problemas de mobilidade ou da fala, mas que pertencer a um grupo que os entende e os incentiva, tem feito muita diferença na melhora física e emocional.

            Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

Crédito das fotos: Felipe Ackermann | Comunicação PMNP

Outras Notícias