14/03/2014

Semana Municipal da Mulher foi realizada com sucesso

Emoção marcou a I Caminhada Municipal pelos Direitos da Mulher...

Na data em que o Dia Internacional da Mulher foi celebrado, 08 de março, lágrimas de emoção não puderam ser contidas durante os pronunciamentos feitos durante a I Caminhada / Bicicletada Municipal pelos Direitos da Mulher, programação que encerrou a Semana Municipal da Mulher de Nova Petrópolis. As atividades foram realizadas de 05 a 08 de março e integraram o Projeto “Movimenta Nova Mulher”.
Ao ler a Oração de São Francisco, a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini tocou a todos os presentes e a emoção foi inevitável. Na sequência, o prefeito Regis Luiz Hahn fez uma referência especial a sua esposa Marion Spier Hahn e as filhas Joice e Lisiane, parabenizando a todas as mulheres. Lelo recitou a poesia de Odilon Ramos, Mateando com a Mamãe, emocionando a todas novamente. O músico Gerson Müller também homenageou as mulheres ao cantar duas músicas, especialmente para elas.
Após, o grupo de aproximadamente 50 pessoas seguiu em caminhada até o Parque Aldeia do Imigrante, sob o comando da Bandinha Típica Tannenwald. No local, o prefeito Lelo e a primeira dama Marion plantaram uma árvore, simbolizando a luta pelos direitos das mulheres de Nova Petrópolis. "Que esta árvore cresça firme e forte, como deve crescer o respeito dos homens pelas mulheres", disse Lelo.
Na noite anterior, 07 de março, mais de 400 senhoras e senhoritas lotaram o auditório do Centro de Eventos para prestigiar a "Noite das Mulheres", promovida pelo Departamento da Mulher da ACINP. A primeira dama Marion Spier Hahn e a segunda dama Paula do Amaral marcaram presença no evento. Integrantes da Coordenadoria Municipal da Mulher também participaram, representando o projeto "Movimenta Nova Mulher".
A abertura da "Noite das Mulheres" ficou por conta de Patrícia Cândido, que falou sobre Auto Estima e outras preocupações femininas. Um desfile de moda apresentado por Denise Wiltgen, estilista da Miss Gayah, apresentou um desfile de moda com dicas de como se vestir bem em qualquer ocasião. Para desfilar os looks, três empresárias da comunidade foram convidadas a representar as diferentes faixas etárias e silhuetas: Marlene Neumann (Posto Shell), Roselaine Raquel Sehnem Haubert (Ômega Imóveis) e Margarida Neumann (Margarida Neumann Fotografia). Após o coffee break a programação teve continuidade com o monólogo “A Encalhada”, uma divertida comédia que trouxe a Maria do Amparo, uma professora solitária que sonha em encontrar o amor. Ainda, em parceria com a Lisa Beauty, foram sorteadas duas transformações, e todas as mulheres receberam um mimo da Lé com Cré Presentes Personalizados.
Na quinta-feira, dia 06 de março, integrantes da Coordenadoria Municipal da Mulher participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, onde apresentaram o Projeto “Movimenta Nova Mulher” aos edis. Este momento foi denominado de “Movimenta na Câmara”.
A programação da Semana Municipal da Mulher iniciou na quarta-feira, 05 de março, quando integrantes da Rede de Atendimento Socioassistencial e todos os funcionários da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis participaram de uma capacitação e palestra sobre Gênero e Desigualdade Social / Sensibilização sobre a temática da Violência Contra Mulheres, com a diretora de Projetos e Políticas da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado, Iara Regina Stockmanns. A atividade ocorreu no Plenarinho da ACINP.
Além disso, as mulheres que integram os grupos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) foram agraciadas com um passeio à Festa da Uva e com uma sessão gratuita de cinema para assistir ao filme Frozen, uma aventura congelante.
A Semana Municipal da Mulher foi uma promoção Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Coordenadoria Municipal da Mulher de Nova Petrópolis. As atividades integraram o Projeto “Movimenta Nova Mulher”.