04/10/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Semana do Trânsito é marcada por atividades nas escolas de Nova Petrópolis

Reconhecimento dos sinais de trânsito e do funcionamento do fluxo dos veículos foram algumas das práticas propostas

A Semana Nacional do Trânsito, com programação em todo o país no mês de setembro, também conta com atividades em Nova Petrópolis desde que o Decreto nº 184/2017 instituiu atividades alusivas à data no âmbito do Município. Neste ano, entre os dias 18 e 24, as crianças das escolas de educação infantil da cidade participaram de práticas para estimular o reconhecimento do entorno das instituições de ensino e o aprendizado sobre as sinalizações para motoristas e pedestres.

Na Escola Ottinho, do bairro Pousada da Neve, por exemplo, as crianças participaram de caminhadas nas proximidades do prédio, com a finalidade de que os estudantes aprendessem a identificar os sinais de trânsito. Os professores promoveram também uma simulação com o uso de brinquedos representando veículos, para que as crianças percebessem o que estava sendo mostrado durante as aulas. Os estudantes receberam a visita de agentes de Trânsito da Prefeitura, e a escola enviou às famílias material informativo para trabalhar o assunto em casa.

No Pinhal Alto, a Escola Jacob Jaeger fez atividades em sala de aula com demonstração do funcionamento do trânsito. Para isso, utilizou brinquedos e organizou uma pista com sinalização para que as crianças pudessem percorrer individualmente e entender o fluxo dos carros, motos e caminhões. Outra brincadeira proposta foi a apresentação de algumas regras de trânsito em um quadro, acompanhadas de imagens, para que os pequenos fizessem a conexão entre as duas informações.

A Escola Ursinho Carinhoso da Vila Germânia apostou em um circuito para que as crianças seguissem e aprendessem sobre a sinalização de trânsito. Os estudantes ajudaram a pintar as pistas de rolagem e posicionaram os veículos. A escola também propôs um “jogo da memória”, no qual cada participante ia organizando as cartas conforme a figura e a orientação sobre o trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito conta com atividades em Nova Petrópolis entre os dias 18 e 24 de setembro, anualmente, quando escolas e instituições públicas e privadas são convidadas a trabalhar o assunto com os seus públicos.

Crédito das fotos: Divulgação/Comunicação PMNP