12/06/2013

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Semana do Meio Ambiente encerra com saldo positivo

Piá e SIG lançaram cartilha educativa, em parceria com a prefeitura...

Recolhimento de materiais eletrônicos, peça teatral “Em busca da caixinha”, Baú da Leitura Ecológico, Rústica do Meio Ambiente e lançamento de uma cartilha educativa foram algumas das atividades desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente, realizada de 03 a 08 de junho, em Nova Petrópolis. Mais de 1.200 alunos do 1º ao 5º ano assistiram ao espetáculo de teatro sobre a importância da reciclagem e 250 mudas foram entregues àqueles que doaram livros à Biblioteca Pública Municipal.
A Cooperativa Piá participou ativamente da Semana do Meio Ambiente, trazendo cinco apresentações da peça “Em busca da caixinha”, desenvolvida pelo Grupo Espaço da Arte. O espetáculo contou a trajetória das caixinhas longa vida desde a fabricação até o descarte final e reciclagem, e fez a alegria das crianças que assistiram o teatro no último final de semana, na Rua Coberta.
As apresentações foram viabilizadas através da parceria com a Sig Combibloc, fornecedora de embalagens de leite. Além da peça, a Piá e a Sig distribuíram cerca de mil cartilhas de educação a alunos e professores das escolas municipais, estaduais e particulares de Nova Petrópolis. O projeto contou ainda com a distribuição, para a população, de milhares de folhetos comunicando os dias da coleta seletiva.
No último sábado, dia 08 de junho, durante apresentação das ações ambientais, no Gabinete Oficial, o prefeito Régis Luiz Hahn destacou a parceria com a Piá e a Sig Combibloc, dizendo estar orgulhoso de, em apenas uma semana, ter anunciado duas ações importantes que mostram a preocupação com o meio ambiente. O prefeito se referia, também, à assinatura do contrato para o início do tratamento do esgoto de Nova Petrópolis. “Na cultura de deixar o meio ambiente bonito, limpo e agradável para as próximas gerações, tenho certeza que esta atitude da Piá e da Sig com o poder público, será lembrado no nosso futuro”, afirmou Lelo.
O presidente da Piá, Gilberto Kny ressaltou que o início de todo o processo começa com a conscientização das crianças para a separação dos lixos, que acabam influenciando os seus pais. Ele destacou que as embalagens existem porque o consumidor quer um produto garantido na sua casa. “Se buscamos melhor qualidade de vida, temos que fazer o possível para que elas não impactem o meio ambiente”, afirmou Kny.