09/06/2015

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Semana do Meio Ambiente de Nova Petrópolis encerra com saldo positivo

Ações realizadas em prol do meio ambiente mobilizaram a população e escolas...

Coleta de embalagens de agrotóxicos, coleta de lixo eletrônico, adoção de cães e gatos, plantio de árvores e hortas, patrulhas ambientais, trilhas ecológicas e troca de livros por mudas. Essas foram algumas das ações realizadas durante a Semana do Meio Ambiente de Nova Petrópolis, realizada de 1° a 06 de junho. O mascote Grün-Mann – Homem Verde acompanhou algumas atividades e foi sucesso por onde passou.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foram coletadas 9.884 embalagens de 114 produtores rurais durante a 12ª Coleta de Embalagens de Agrotóxicos, que foi realizada no dia 1° de junho, no interior do Município. Além disso, cerca de cinco toneladas de lixo eletrônico foram coletados em quatro dias de campanha.

A Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva distribuiu mais de 70 mudas e recebeu aproximadamente 100 títulos na campanha “Doe um livro, adote uma planta”, realizada de 1° a 06 de junho, conforme a bibliotecária Susana Carrasco.

A Associação Focinho Amigo promoveu uma Feira de Adoção de Cães e Gatos no sábado, dia 06, na Rua Coberta. Segundo voluntários, o evento foi muito positivo, com a adoção de 12 animais, sendo oito cães e quatro gatos. A entidade também abordou a posse responsável de animais, bem como, a importância da castração como método de controle populacional de animais domésticos.

As escolas de Nova Petrópolis também fizeram atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, como a revitalização de pátios, plantio de hortas escolares, atividades em garrafas pet, oficinas de reciclagem, trabalhos sobre economia de água e energia, patrulhas ambientais, trilhas ecológicas, entre outras abordagens.

“As atividades foram muito positivas. Ainda teremos ações voltadas à conscientização e à preservação do meio ambiente durante este mês e, algumas, ao longo do ano de 2015. Tais como, repovoamento de arroios com alevinos, visitas ao horto municipal, lançamento do programa de recolhimento de óleo de cozinha, entre outras”, avaliou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, André Dall’Agnol.