22/04/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Semana do Livro de Nova Petrópolis inicia hoje

Biblioteca Pública promove atividades com alunos e na comunidade...

A Câmara Rio-Grandense do Livro promove a Semana do Livro desde 2005, no mês de abril. A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril - falecimento de Cervantes e de Shakespeare). Parceiros de várias regiões do Estado aceitam o desafio de realizar atividades que coloquem o livro e a leitura em destaque neste período. Nova Petrópolis adere à Semana do Livro há anos. Em 2014, devido ao feriadão de Páscoa, a Semana do Livro terá início nesta quarta-feira, 23 de abril e o encerramento das atividades será em 08 de maio.
Segundo a bibliotecária Susana Carrasco, durante a Semana do Livro, as turmas de 6° série ou 7° ano das escolas do Município terão 50 minutos de atividade. “Haverá contação de histórias a partir do livro ‘Os Contos de Beedle, o Bardo, de J. K. Rowling’, em que iremos despertar a curiosidade dos estudantes pela leitura. Após, teremos uma atividade com acróstico, em que os alunos terão que escrever uma frase com as iniciais da palavra Bardo”, detalhou ao citar que tais frases serão expostas na Biblioteca Pública no período do 42º Festival Internacional de Folclore. Mais de 230 estudantes participam desta atividade.
Além disso, quem passar pela Praça das Flores nas quintas-feiras pela manhã, durante o mês de abril, pode se deparar com até quatro títulos literários espalhados pelo local. A ação, que recebeu o nome de “Livro sem Dono”, é uma iniciativa da Biblioteca Pública Municipal. A intenção é que os livros sejam levados e lidos por um grande número de pessoas.
Também nesta quinta-feira, dia 24 de abril, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Elsa Hofstätter da Silva ocorre o 2º Sarau dos Amigos, com o objetivo de criar e fortalecer o gosto pela leitura. “É um momento de encontro das grandes artes. Nesse encontro acontecem as leituras de textos literários, declamações de poemas e apresentações musicais. As pessoas que participam dessa festividade entregam-se de corpo e alma à literatura”, disse a bibliotecária. O Sarau dos Amigos é aberto ao público, sendo que a participação é limitada a 25 pessoas. As confirmações de presença podem ser feitas pelo fone (54) 3281-2299.
O projeto Baú da Leitura também será atração durante a Semana do Livro de Nova Petrópolis, seja nas escolas ou junto à comunidade em geral. As atividades da Semana do Livro integram as comemorações alusivas aos 20 Anos da Biblioteca Pública Municipal Prof. Elsa Hofstätter da Silva, completados em 2014.