01/09/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Semana da Pátria está oficialmente aberta em Nova Petrópolis

Programação conta com horas cívicas nas escolas e encerra com desfile no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente em Nova Petrópolis nesta sexta-feira, 1º de setembro, com ato no Portal da Imigração Alemã, junto à Avenida 15 de Novembro. A chegada do Fogo Simbólico da Pátria e o acendimento da pira pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, além do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Município ao som dos hinos deram início à programação de atividades previstas até quinta-feira, dia 7, quando acontecerá o Desfile Cívico em homenagem à Independência do Brasil.

O Fogo Simbólico da Pátria foi apresentado na cerimônia pela equipe do Esporte Clube Nova Petrópolis (ECNP), que conduziu a tocha depositada na Brigada Militar no dia 23 de agosto, até o Portal da Imigração nesta sexta-feira.

Durante o ato, o prefeito Darlei anunciou a realização de horas cívicas nas escolas ao longo desta semana e também um Desfile Cívico em homenagem aos 201 anos da Independência do Brasil e aos 165 anos de fundação da Colônia Provincial de Nova Petrópolis. O chefe do Executivo desejou ainda “que possamos através da Chama da Pátria manter acesa a chama do patriotismo”.

Além do hasteamento das bandeiras pelo prefeito; pelo vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann; e pela presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, houve a apresentação da banda de fanfarra percussiva da Escola Otto Hoffmann e uma mensagem do representante da comunidade ecumênica, pastor Vanderlei Vieira.

As comemorações da Semana da Pátria de 2023 irão tratar de três temas: em âmbito nacional, prestará homenagem a Rui Barbosa; no Rio Grande do Sul a programação terá a Revolução Assisista de 1923 como foco; já em Nova Petrópolis o assunto escolhido foi o Folclore, em alusão aos 50 anos do Festival Internacional de Folclore.

Participaram da cerimônia os secretários municipais de Administração, Bruno Seger; de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal; e da Fazenda, Ariane Berti; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Zelizio dos Santos; os vereadores Alexandre da Silva e Celso Garcia; demais servidores da Prefeitura, alunos do Colégio Padre Werner, crianças e jovens do Grupo de Escoteiros Bom Pastor e a comunidade nova-petropolitana.

Programação da Semana da Pátria

De 1º a 7º de setembro, estão previstas diversas atividades cívicas no município, como forma de homenagear a data de independência do país.

Neste sábado, dia 2, ocorre a cerimônia de Juramento à Bandeira para os homens com 18 anos de idade, alistados na Junta Militar de Nova Petrópolis. A participação é obrigatória para a emissão do certificado de dispensa. O ato está marcado para às 9h no Centro de Eventos.

De segunda-feira, 4, até quarta-feira, 6, serão realizadas horas cívicas nas escolas da cidade, com entoação do Hino Nacional e hasteamento das bandeiras.

Na quinta-feira, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, acontece o Desfile Cívico na Avenida 15 de Novembro, com início às 8h. Participam escolas, entidades e associações do município, e a comunidade é convidada a assistir.

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP