01/12/2015

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Segunda fase do Seminário Escola e Pesquisa será dia 08 de dezembro

Evento contará com apresentação de pesquisas elaboradas em Escolas de Nova Petrópolis...

A segunda fase do XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível, será realizada no dia 08 de dezembro, das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 22h, no auditório do Centro de Eventos. A realização do evento marca as comemorações dos 15 anos do Projeto Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO) no Polo Rio Grande do Sul. No evento serão apresentadas as pesquisas desenvolvidas, para o programa NEPSO, pelos alunos do 4º, 5º e 9º ano das Escolas Augusto Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho.

Participarão do seminário a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer, a assistente de Coordenação do Polo RS do NEPSO, Lisandra Pacheco da Silva, além de um representante da Universidade de Caxias do Sul e da diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro, Ana Lúcia Lima. As coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Kieling e Ivone Luft Fritsch também estarão presentes no evento, que contará ainda com a participação, via skype, da coordenadora do Nepso no Polo RS, Nilda Stecanela.

O NEPSO é um projeto coordenado pelas Organizações Não-Governamentais Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro e mantém uma rede de interlocução sobre o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica em Polos disseminadores de vários estados do Brasil (RS, PR, RJ, SP, MG, BA, PE, DF) e países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México), além da Europa (Portugal).

O tema “A pesquisa em movimento: no formador, no professor e no aluno” sublinha a primeira versão do evento neste ano, que ocorre em Nova Petrópolis, como culminância da seguda fase da edição especial do Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível, realizado por meio da parceria entre a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis.

O Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível é proporcionado para aproximadamente 120 professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. Esta formação pedagógica continuada é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e ocorre em parceria com a UCS.

Programação Oficial:

Projetos dos 4ºs e 5ºs anos

13h30min às 14h - Recepção e Abertura

• Secretária de Educação, Cultura e Desporto: Cíntia Hansen Reisdoerfer

• Representante da Universidade de Caxias do Sul - UCS

• Coordenadora do NEPSO no Polo RS: Nilda Stecanela (via skype)

• Assistente de Coordenação do Polo RS: Lisandra Pacheco da Silva

• Coordenadoras Pedagógicas: Cristiane Kieling e Ivone Maria Luft Fritsch

14h às 16h30min - Socialização dos resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos no ãmbito do projeto Escola e pesquisa: um encontro possível – Fase II – A pesquisa do aluno

EMEF Augusto Gaedicke: Gameboys – Projeto “A percepção dos alunos da Gaedicke sobre os games e a saúde” (alunos 5º ano).

EMEF Bom Pastor: Projeto “Conhecendo e aprendendo a história de Rio Grande: Um relato de experiências” (alunos 5º ano).

EMEF Luiz Loeser: Projeto “Nova Petrópolis: Uma cidade pequena com problema de cidade grande” (alunos 4º ano).

EMEF Otto Hoffmann: Projeto “O estudo do corpo humano pelo viés da alimentação dos alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Nova Petrópolis” (alunos 5º ano).

EMEF Pedo Beck Filho: Projeto “O (des)interesse dos jovens residentes na região do Vale do Caí em trabalhar no setor agrícola” (alunos do 4º e 5º ano).

16h30min às 17h30min - Encerramento

• Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação: Cristiane Kieling e Ivone Luft Fritsch

• Diretora Executiva do instituto Paulo Montenegro: Ana Lúcia Lima

Projetos dos 9ºs anos

18h30min às 19h - Recepção e Abertura

• Secretária de Educação, Cultura e Desporto: Cíntia Hansen Reisdoerfer

• Representante da Universidade de Caxias do Sul - UCS

• Coordenadora do NEPSO no Polo RS: Nilda Stecanela (via skype)

• Assistente de Coordenação do Polo RS: Lisandra Pacheco da Silva

• Coordenadoras Pedagógicas: Cristiane Kieling e Ivone Maria Luft Fritsch

• Atividade cultural

19h às 21h30min - Socialização dos resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do projeto Escola e pesquisa: um encontro possível - Fase II - A pesquisa no aluno

EMEF Augusto Gaedicke: Projeto “O mercado de trabalho das grandes empresas de NP: necessidades e oportunidades” (alunos 9º ano).

EMEF Bom Pastor: Projeto “Gravidez na Adolescência: alguns minutos para fazer e a vida inteira para cuidar” (alunos 9º ano | 191 e 192).

EMEF Luiz Loeser: Projeto “Profissões: um passo para o futuro” (alunos do 9º ano).

EMEF Otto Hoffmann: Projeto “Desconstruindo o Preconceito: uma análise das práticas discriminatórias nas escolas de Nova Petrópolis” (alunos 9º ano).

EMEF Pedo Beck Filho: Projeto “Mudança comportamental dos adolescentes ao longo dos anos em contextos escolares” (alunos do 9º ano).

21h30min às 22h - Encerramento

• Diretora Executiva do instituto Paulo Montenegro: Ana Lúcia Lima