Secretaria de Administração
Estudantes de Nova Petrópolis apresentaram pesquisas criadas durante programa NEPSO...
As pesquisas elaboradas pelos estudantes de 4º, 5º e 9º anos das Escolas Municipais foram o destaque do XV Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível – Fase II: A Pesquisa no Aluno, realizado na terça-feira, dia 08 de dezembro, no plenarinho da ACINP. As pesquisas, elaboradas dentro da proposta Nossa Escola Pesquisa sua Opinião (NEPSO), foram desenvolvidas pelas turmas das Escolas Municipais Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho em 2015.
O prefeito Regis Luiz Hahn, a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cíntia Hansen Reisdoerfer e o deputado estadual Elton Weber, marcaram presença no evento, que contou ainda com as participações da assistente de Coordenação do Polo RS do NEPSO, Lisandra Pacheco da Silva, além da diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro, Ana Lúcia Lima.
A coordenadora do Nepso no Polo RS, Nilda Stecanela, deixou uma mensagem, via skype, parabenizando os participantes e organizadores do evento. Também participaram do evento os representantes de extensão da UCS, Delcio Agliardi, Odete Boff e Maria Elena Boniatti.
O NEPSO é um projeto coordenado pelas Organizações Não-Governamentais Ação Educativa e Instituto Paulo Montenegro e mantém uma rede de interlocução sobre o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica em Polos disseminadores de vários estados do Brasil (RS, PR, RJ, SP, MG, BA, PE, DF) e países da América Latina (Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México), além da Europa (Portugal).
“Estudantes, vocês foram muito além durante o projeto NEPSO. Todos os trabalhos ficaram excelentes! Vocês mostraram que são capazes de fazer a diferença e a fizeram, apresentando pesquisas muito bem elaboradas sobre temas interessantes. Parabéns a todos vocês”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que aproveitou a oportunidade para confirmar que o projeto será realizado novamente em 2016.
De acordo com o prefeito Regis Luiz Hahn, a rede Municipal de Ensino de Nova Petrópolis se fortalece com ações da natureza do NEPSO. “Atividades como essa trazem novos conhecimentos aos nossos estudantes, tornando-os mais questionadores, transformando-os em verdadeiros pesquisadores. Esse trabalho foi muito positivo, pois contribuiu para uma formação escolar ainda melhor das nossas crianças”, destacou o prefeito.
O Curso de Extensão Escola e Pesquisa: um encontro possível foi proporcionado para aproximadamente 120 professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Augusto Guilherme Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, Otto Hoffmann e Pedro Beck Filho. Essa formação pedagógica continuada foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e ocorreu em parceria com a UCS. Confira as pesquisas apresentadas no evento:
Projetos dos 4ºs e 5ºs anos
EMEF Augusto Guilherme Gaedicke: Gameboys – Projeto “A percepção dos alunos da Gaedicke sobre os games e a saúde” (alunos 5º ano).
EMEF Bom Pastor: Projeto “Conhecendo e aprendendo a história de Rio Grande: Um relato de experiências” (alunos 5º ano).
EMEF Luiz Loeser: Projeto “Nova Petrópolis: Uma cidade pequena com problema de cidade grande” (alunos 4º ano).
EMEF Otto Hoffmann: Projeto “O estudo do corpo humano pelo viés da alimentação dos alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Nova Petrópolis” (alunos 5º ano).
EMEF Pedro Beck Filho: Projeto “O (des)interesse dos jovens residentes na região do Vale do Caí em trabalhar no setor agrícola” (alunos do 4º e 5º ano).
Projetos dos 9ºs anos
EMEF Augusto Gaedicke: Projeto “O mercado de trabalho das grandes empresas de NP: necessidades e oportunidades” (alunos 9º ano).
EMEF Bom Pastor: Projeto “Gravidez na Adolescência: alguns minutos para fazer e a vida inteira para cuidar” (alunos 9º ano | 191 e 192).
EMEF Luiz Loeser: Projeto “Profissões: um passo para o futuro” (alunos do 9º ano).
EMEF Otto Hoffmann: Projeto “Desconstruindo o Preconceito: uma análise das práticas discriminatórias nas escolas de Nova Petrópolis” (alunos 9º ano).
EMEF Pedo Beck Filho: Projeto “Mudança comportamental dos adolescentes ao longo dos anos em contextos escolares” (alunos do 9º ano).