04/02/2021

Secretário de Saúde visita os meios de comunicação para falar sobre a vacinação em Nova Petrópolis

Encontro com a imprensa serviu para informar sobre o próximo grupo que receberá a vacina no município

O secretário municipal da Saúde e Assistência Social, vice-prefeito Martim Wissmann, e a secretária adjunta Crislei Gerevini, visitaram rádios e jornais de Nova Petrópolis na manhã desta quinta-feira, dia 4 de fevereiro. O objetivo foi atualizar informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no Município, especialmente sobre o número de doses já recebidas e o próximo grupo a ser vacinado (leia abaixo).

No início da manhã, Martim e Crislei fizeram participações ao vivo na programação das rádios Inova FM e Imperial FM. Na sequência, estiveram nas redações do jornal A Ponte, jornal O Diário e Jornal Nova Petrópolis. “Agradecemos imensamente aos meios de comunicação pelos espaços concedidos e destacamos a importância fundamental que estes têm ao levar as informações aos seus ouvintes e leitores”, afirmou o secretário da Saúde.

A seguir, um resumo das principais informações sobre a vacinação:

1) RECEBIMENTO DE DOSES

- Em 19/01/2021 Nova Petrópolis recebeu a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram 500 doses da vacina Coronavac (Sinovac/Butantan). Essas doses foram disponibilizadas para os profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus e para todos os idosos institucionalizados do Município. Até o dia 02/02/21 foram vacinados 158 idosos institucionalizados e 302 profissionais de saúde.

- Em 26/01/2021 Nova Petrópolis recebeu a segunda remessa de vacinas. Foram 150 doses da vacina Covischield (Oxford/Astrazeneca). Essas doses foram disponibilizadas aos profissionais de saúde que atum em clínicas, consultórios, laboratórios de análises clínicas e de exames diagnósticos, coletores de Swab naso e orofaríngeo, profissionais autônomos da área da saúde pública, filantrópica e privada residentes em Nova Petrópolis. Até 02/02 foram vacinados 165 profissionais de saúde.

- Em 01/02/2021 Nova Petrópolis recebeu a terceira remessa de vacinas. Foram mais 40 doses da Coronavac. Essas doses são destinadas aos profissionais de saúde ainda não contemplados nas etapas anteriores e idosos institucionalizados que, por alguma restrição, não receberam a vacina na oportunidade da visita do vacinador à casa de repouso.

- Em 01/02/2021 o Município recebeu 500 doses da Coronavac, que são a segunda dose para o grupo de profissionais de saúde da linha de frente e idosos institucionalizados (vacinação iniciada em 19/01). A segunda dose começará a ser aplicada nestes dois grupos no dia 17 de fevereiro.

- O Município ainda não possui previsão de quando receberá o próximo lote de vacinas.

2) SEQUÊNCIA DA VACINAÇÃO

- Seguindo a programação do Ministério da Saúde, em conformidade com as orientações do Governo Estadual, o próximo grupo prioritário a ser vacinado será de pessoas acima dos 60 anos e que estejam acamadas. Essa etapa da vacinação acontecerá em domicílio, conforme os registros já utilizados pelos agentes comunitários de saúde. Desta forma, a cada idoso acamado que receberá a vacina será contatado pela equipe do posto de saúde do seu bairro. Neste sentido, a Secretaria da Saúde reforça que que Município de Nova Petrópolis possui 100% de cobertura na Estratégia de Saúde da Família, o que garante alto grau de precisão ao registro de idosos acamados.

- É intenção do Ministério da Saúde ampliar a oferta de vacina para toda a população. No entanto, em um momento inicial, com disponibilidade limitada de doses de vacina no mercado mundial, faz-se necessária a priorização para aqueles grupos com maiores riscos de complicações pela Covid-19. Todos serão contemplados. Enquanto isso, é importante continuar com os cuidados de higiene das mãos, distanciamento social e uso de máscara.

3) ATUALIZAÇÃO DE DADOS

Nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, a Prefeitura passará a divulgar um boletim semanal sobre os números da vacinação contra a Covid-19 no Município. Essa atualização será sempre às sextas-feiras. O boletim “Panorama Covid-19”, já conhecido do público, segue sendo divulgado de segunda a sexta-feira, com os principais números da pandemia no Município.