11/11/2013

Secretarias testam lâmpadas de LED na iluminação pública

Desempenho luminoso será avaliado durante duas semanas...

Uma lâmpada de LED foi instalada na última quarta-feira, dia 06 de novembro, na esquina da prefeitura municipal, entre as ruas Sete de Setembro e Rui Barbosa. As Secretarias de Planejamento e Obras estão testando o desempenho da mesma. O resultado pode determinar a troca das lâmpadas que iluminam as ruas e avenidas de Nova Petrópolis.
Segundo o secretário de Planejamento, engenheiro civil Luiz Candido Kehl, a lâmpada de LED, em comparação à lâmpada de vapor de sódio utilizada hoje na iluminação pública, custa três vezes mais; mas, dura duas vezes mais e economiza cinco vezes mais. “Instalamos uma lâmpada de LED branca para testar o desempenho luminoso da mesma. Caso, a decisão seja pela troca das lâmpadas de sódio por LED, a substituição ocorrerá paulatinamente”, ponderou o secretário. Kehl disse ainda que, a lâmpada de LED amarela é a mais apropriada para a região devido à cerração, comum durante o inverno.
“Uma lâmpada de LED custa R$ 1.376,00 e uma lâmpada de vapor de sódio, como as que são utilizadas hoje na iluminação pública, custa em torno de R$ 500. Mas, uma lâmpada de LED dura duas vezes mais e é cinco vezes mais econômica”, defendeu Kehl.