13/10/2014

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Secretarias de Educação e Saúde de Nova Petrópolis desenvolvem ação conjunta com diretorias de Escolas

Novo projeto visa encontrar meios de abordar temas como violência e sexualidade em instituições de ensino...

Diretores de 13 instituições de ensino de Nova Petrópolis, entre escolas municipais, estaduais e particulares se reuniram com representantes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde para discutir estratégias de abordagem sobre temas como violência e sexualidade nas escolas. Participaram do encontro, realizado na tarde do dia 8 de outubro, na Escola Otto Hoffmann, as secretárias de Educação, Cíntia Hansen Reisdoerfer, e de Saúde, Crislei Gerevini, além de integrantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Conselho Tutelar.

Durante o encontro, organizado pela Prefeitura Municipal, o grande grupo discutiu sobre estratégias visando ampliar as alternativas dos jovens estudantes das instituições de ensino do município. Durante a conversa, surgiram ideias como a criação de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da Educação e Saúde, para realizar um trabalho de orientação sobre temas como violência e sexualidade junto aos estudantes.

De acordo com a secretária de Educação, Cíntia Hansen Reisdoerfer, a reunião foi muito produtiva, com todos os presentes contribuindo. “Acredito que esses assuntos merecem a nossa atenção e que, quanto mais alternativas oferecermos no âmbito escolar, mais preparados para a realidade os nossos jovens estarão”, disse a secretária Cíntia. Para a secretária de Saúde, Crislei Gerevini, o trabalho em equipe já surtiu um efeito positivo. “Fiquei satisfeita de sair da reunião com algo concreto. Isso demonstra o engajamento de todos”, destacou Crislei.

Em determinado momento da reunião, a equipe do CRAS também manifestou a intenção utilizar a 2ª Jornada Municipal Contra a Violência para abordar os assuntos de violência e sexualidade entre os jovens, assim como a forma que a mídia explora esses dois temas. De acordo com os integrantes do CRAS, essa é uma maneira alertar, envolver e instruir estudantes e pais sobre esses temas.

No final do encontro foi marcada uma reunião, que será realizada no dia 4 de novembro no plenarinho da ACINP, com todos os professores das escolas de Nova Petrópolis. A intenção da Secretaria de Educação, em conjunto com Secretaria de Saúde e gestores das instituições de ensino, é utilizar a reunião para apresentar aos professores as ideias elaboradas nesse primeiro encontro, com o intuito de agregar os docentes às estratégias pensadas nesse primeiro momento.