09/12/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Secretaria Municipal de Saúde divulga números da vacinação contra o sarampo

Campanha objetivou a imunização de pessoas que não possuíam todas as doses recomentadas pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis divulgou os números da Campanha de Vacinação contra o Sarampo em Nova Petrópolis, ação culminou no Dia D de Vacinação, realizado em 30 de novembro na UBS Centro. A campanha teve como objetivo a revisão das cadernetas de vacinação, ou seja, foram aplicadas vacinas em pessoas que não possuíam as doses recomendadas pelo Programa de Imunização do Ministério da Saúde. Nos meses de outubro e novembro deste ano, foram aplicadas 186 doses da vacina contra o sarampo.

De acordo com a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andreia Siqueira Frota, a vacinação é uma importante  forma de prevenção de agravos em saúde, seja individual ou coletiva. “Sabemos que o sarampo é uma doença grave que pode vir a ser fatal, ou mesmo deixar sequelas. Nesse sentido, fazemos um apelo para que as pessoas procurem as UBSs, busquem informações e recebam a vacina como forma de cuidado. Nossas equipes de atenção primária estão constantemente engajadas na tarefa de imunizar a população. A sociedade agradece”, destacou a secretária.

Até outubro de 2019, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, 83% do público alvo de Nova Petrópolis havido sido vacinado contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social reitera que a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) está disponível  para pessoas de 6 meses  até 49 anos nas Unidades Básicas de Saúde. A imunização contra as doenças é permanente, basta levar a caderneta de vacinação.